sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Operação do Detran visa liberar espaço no CRD Garcia

MURILO ALVEZ/AP

Cerca de mil e duzentos veículos foram compactados

A superlotação no pátio do Centro de Remoção e Depósito (CRD) credenciado pelo Detran RS em Sant’Ana do Livramento já se tornou um cenário bastante comum e os motivos são diversos. Além da falta de espaço físico para armazenar os veículos, principalmente as motos, o número de infrações também são altos.
São fatores, até certo ponto, previsíveis, se observarmos o tamanho da frota santanense. A população de Livramento é estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 77 mil e 27 pessoas, já o número de veículos automotores em circulação pela cidade é de 67 mil, de acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (SMTTU), o que resulta em 0,87 mas por pessoa.
Isso se não contarmos os veículos estrangeiros que, principalmente neste período do ano, passam a circular pela cidade. Dito isso, o resultado são diversas ocorrências que terminam na apreensão de veículos em situação irregular.

Posteriormente à apreensão, esses veículos ficam armazenados no pátio do CRD, por dias, meses e até anos, até que seus donos regularizem a sua situação ou informem que desejam abrir mão de suas propriedades, ou ainda, que o Detran entenda que o proprietário não tem mais interesse.
Para desafogar o pátio dos depósitos, uma saída é a realização de leilões, porém, em alguns casos, os automóveis não têm condições nem de voltar ao trânsito e tampouco de serem leiloados. Desta forma, a alternativa adotada pelo órgão é a redesignação desses materiais através da compactação.

Para este processo, em um primeiro momento, o Detran procura pela última vez os proprietários para saber se ainda há interesse nos veículos, caso a resposta seja negativa ou inexistente, surge a próxima etapa. Os veículos passam por uma inspeção antes de serem compactados, para a remoção de todo e qualquer possível resíduo que possa ter restado dentro de sua estrutura.
Feito isso, ocorre ainda a separação desses automotores em lotes. Quando chega o dia previsto para a compactação, a equipe responsável chega até o local e dá início ao trabalho. Em Livramento, os trabalhos começaram na quinta-feira, dia 27, ainda pela manhã.

Ao todo, três caminhões participam da ação. Um, equipado com uma grua, realiza a separação e a coleta dos lotes. O outro, também equipado com uma grua, mas acoplada à prensa, recolhe e insere os lotes no compartimento de compactação. Uma vez compactados, são carregados em uma carreta que realizará o transporte desses blocos de metal até a empresa responsável pela coleta.
Foram necessárias quatro cargas para retirar os 54 carros e as 1170 motos compactadas, que somaram cerca de 200 toneladas de material reciclável. Essa carga tem como destino uma empresa metalúrgica que deve pagar aos cofres do estado do Rio Grande do Sul em torno de R$ 0,30 por kg de metal.

MURILO ALVEZ/AP

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos