sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

De olho no agro

Soja

O desenvolvimento da soja foi moderado na última semana, variando conforme a ocorrência de chuvas nas regiões. Nas áreas onde as precipitações atingiram volumes adequados, as perspectivas de produtividade são normais. Já nos locais onde o volume foi menor ou nas quais não ocorreram precipitações, a soja apresenta sintomas de déficit hídrico e aponta para redução na produtividade. As primeiras lavouras começam a ser colhidas. A cultura está 8% em fase de desenvolvimento vegetativo, 27% em floração, 58% na fase de enchimento de grãos e 6% maduro e por colher.

Colheita de feijão

Na região da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, a colheita de feijão da primeira safra está concluída e a produtividade variou entre 1,2 e 1,6 toneladas por hectare, esta última obtida em Salvador das Missões. Na regional de Frederico Westphalen, a colheita já foi encerrada, e a cultura teve um bom desenvolvimento, com produtividade média de 1,8 toneladas por hectare e um produto de boa qualidade. A colheita da cultura também está concluída na regional de Ijuí e apresenta produtividade média de 24,74 sacos por hectare, dentro do esperado. O produto colhido é de excelente qualidade.

Colheita do milho

A colheita do milho prossegue no Estado, e a produtividade é boa nas áreas semeadas no cedo, mas é menor nas lavouras plantadas no tarde e em regiões prejudicadas pela estiagem. Os agricultores aguardam adequadas precipitações que evitarão mais perdas na cultura, que já está com 46% da área cultivada colhida. As lavouras encontram-se 11% em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 8% em floração, 18% em enchimento de grãos e 17% está maduro, pronto para colher.

Argentina abre inscrições para Classificatória do Freio de Ouro

Mais uma final do Freio de Ouro dos hermanos argentinos se aproxima. Com ela, a oportunidade dos brasileiros se classificarem para a grande final em Esteio/RS no mês de agosto. Na pista do município de Jesús Maria serão conhecidos 4 melhores machos e 4 melhores fêmeas que atingirem no mínimo 18 pontos de média. Organizadora do evento, a Asociación de Criadores de Caballos Criollos aceita inscrições até o próximo dia 04. Fique ligado!
A primeira classificatória do ciclo acontece entre os dias 11 e 15 de março e já tem os jurados. Além dos argentinos Federico Arguelles e Carlos Milicevic, os brasileiros Alexandre Suñe, Rafael Terra, Leonardo Teixeira e Thiago Schilling integrarão o time.

Morfologia Passaporte de Canguçu

Estão abertas as inscrições para Morfologia Passaporte de Canguçu/RS. As vagas garantem presença no maior evento da categoria, a Morfologia que acontece na Expointer 2020, em Esteio/RS. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de março no Sindicato Rural de Canguçu e conta com a assistência da jurada Cristina Freitas de Mello e do técnico Frederico Araújo.
As inscrições para Morfologia Passaporte de Canguçu podem ser realizadas até o dia 05 de março através dos contatos: Patrícia (53) 99134-2943 – Estefânia (53) 99952-1948 – Gabriel (53) 99960-1602

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos