De olho no Agro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fundação Bradesco ofereço Curso de Processamento de Carnes

A Fundação Bradesco, localizada às margens da BR 158, em Rosário do Sul, oferta todos os anos uma grande gama de cursos gratuitos na área do agronegócio. De 09 a 13 de março será ofertado o Curso de Processamento de Carnes e Derivados. O curso é gratuito, incluindo todo material e refeições. São práticas de: corte de carcaça de ovinos, produção de linguiça, salame, salsichão, copa, hambúrguer e almôndegas. Para quem desejar ficar hospedado na escola, arcará apenas com as despesas do café da manhã, janta e lavanderia. Custo por aluno na semana do curso é de R$175,00. Contato: 55 999010081. Rosariodosul@ fundacao.bradesco

Conexão Delta G divulga nota contra retirada de vacinação

A Conexão Delta G, após deliberação com seus associados, definiu posicionamento contrário à antecipação da retirada da vacina da Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. O grupo, em sua maioria, levantou ponderações de questões técnicas, comerciais e políticas acerca do tema que vem preocupando os pecuaristas de corte atualmente. Ainda não nos sentimos seguros para a retirada da vacina. Devemos nos estruturar melhor, precisamos dos órgãos de fiscalização com plena capacidade de atuação, tanto na prevenção quanto no caso de eventual foco quando da retirada. Não vemos vantagens comerciais que superem o risco a correr. Não há dúvidas que devemos evoluir sempre, mas precisamos reforçar a base. Tivemos uma experiência de retirada da vacina fracassada há pouco tempo. Hoje somos o grande player na exportação de carne. O mundo olha para o Brasil e seria péssimo retornar ao status anterior, pois já passamos por isso e o efeito foi devastador. A vontade da maioria dos produtores de continuar vacinando vem da insegurança, que poderá e deverá desaparecer com os acertos nos processos que ainda não estão bem estabelecidos.

Câmara Setorial do Mercosul e Comércio Exterior

As perspectivas para o agronegócio do Rio Grande do Sul e os desafios comerciais, sanitários e geopolíticos globais foram o tema central de reunião da Câmara Setorial do Mercosul e Comércio Exterior realizada na tarde desta segunda-feira (17), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em Porto Alegre. Cerca de 100 pessoas, entre líderes e representantes de entidades da agropecuária gaúcha, lotaram o auditório da Seapdr para ouvir a explanação do consultor Carlos Cogo, que detalhou vários pontos de impacto para a evolução das exportações brasileiras.

Banco do Brasil libera 15 bilhões para AGRO

A disponibilização de R$ 15 bilhões pelo Banco do Brasil para o pré-custeio 2020/2021 vai ajudar os produtores rurais a se programarem melhor para ter mais lucratividade. A avaliação é da ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que participou nesta quinta-feira (20) do anúncio da liberação dos recursos. “Essa antecipação, esse custeio, possibilita que o produtor possa fazer as contas e que tenha maior lucratividade no final da sua safra, do seu plantio, da sua atividade, podendo se programar, comprando e transportando na hora certa. Todos os bancos que financiam o agronegócio brasileiro deveriam seguir esse exemplo”, disse a ministra. Os recursos serão disponibilizados para a compra antecipada de insumos e serão destinados aos clientes produtores rurais para financiamento das lavouras de soja, milho, algodão, café, arroz a cana-de-açúcar. As operações poderão ser contratadas com recursos controlados com taxas a partir de 6% ao ano e, alternativamente, com recursos não controlados (Letra de Crédito do Agronegócio) com taxas a partir de 6,1% ao ano.