Bastidores 22.02.2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Reconhecimento

O ex-presidente da Câmara de Vereadores, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, acompanhou pessoalmente, esta semana, a chegada a Livramento de novos equipamentos adquiridos pelo Município com recursos de emendas ao Orçamento da União por parlamentares com algum vínculo com Livramento. Entre as máquinas, uma retroescavadeira avaliada em R$ 250 mil, resultante de emenda da então deputada federal Yeda Crusius. Galo fez questão de registrar a atenção e comprometimento da parlamentar no encaminhamento do pedido, feito por ele e pelo tucano histórico Luiz Pedro Garagorry, o “Foguinho”, que segundo o legislador foi imprescindível nessa importante conquista para Livramento.

Mudança no ninho

Uma reunião realizada na manhã de quinta-feira, no gabinete de Galo Del Fabro na Câmara Munincipal, marcou a saída do vereador da Presidência do PSDB santanense. Vários membros do partido estiveram presentes, quando Galo renunciou ao cargo. O médico-veterinário José Cristhiano Zart deve assumir a missão de reerguer o partido e já conversa com filiados e outras lideranças políticas locais.

Campereada na fila

O andamento do processo de licitação para a construção de 40 novos abrigos em pontos de ônibus de Livramento empolgou os membros do Conselho Municipal de Habitação, que já pensam na possibilidade de ampliar em pelo menos mais 7 o número de paradas beneficiadas pelos recursos do Fundo Municipal da Habitação.
Mesmo trabalhando com afinco já desde junho da ano passado, quando começaram a tratar a organização da 38ª Campereada Internacional de Livramento, marcada para o feriadão de 1º de maio, os integrantes da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo ainda não estão seguros quanto à realização do evento. A comissão aguarda agenda para uma reunião com o Executivo Municipal a fim de decidir a participação do Poder Público e até mesmo da iniciativa privada, que é indispensável para o sucesso da Campereada, que gera em torno de mil empregos diretos e indiretos e tem representação de mais de 60 cidades do Estado e de outros países. Além de movimentar a economia e gerar impostos para o Município, o evento abre espaço gratuitamente para a Economia Solidária e anualmente presta apoio a entidades assistênciais e ao hospital Santa casa, mas muitos não compreendem esses benefícios.

Parceria mantida

Diretores das empresas aéreas Azul e Two Flex garantiram ao governador Eduardo Leite e ao deputado Frederico Antunes, que preside a Frente Parlamentar da Aviação Regional, que serão mantidas as rotas regionais já em operação – entre as quais Porto Alegre-Rivera – e comunicaram que já foram iniciadas negociações para que os destinos sejam ampliados. A rota entre a capital gaúcha e a Fronteira da Paz era operada pela Gol, através da Two Flex. Com a compra da Gol pela Azul houve comentários sobre uma eventual paralisação da rota. A garantia das empresas tranquilizou as lideranças e a própria comunidade fronteiriça. Atualmente, a Azul
mantém seis rotas no interior do Estado, devendo assumir também outras oito, operadas pela Gol e ampliar para, pelo menos, mais três cidades gaúchas. O governador determinou que as equipes das secretarias de Logística e Transportes, representada na reunião pelo secretário adjunto Luiz Gustavo de Souza; da Fazenda, representada pelo subsecretário adjunto da Receita, Eduardo Jaeger, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, representada pelo adjunto, Rubens Bender, façam estudos e projetem diferentes cenários com o auxílio de Frederico Antunes e do secretário do grupo de trabalho, Cristiano Guerra.

Pedido reforçado para a Rivarol

O suplente de vereador Claudinho Milan cansou de esperar que o Executivo atenda na totalidade um pedido que ele encaminhou formalmente em 2017 e resolveu pedir ajuda ao Ministério Público. Na última terça-feira, 18, ele procurou o promotor Sandro Marones para tratar várias demandas, entre as quais a infraestrutura asfáltica da rua Rivarol dos Santos Padilha, na vila Rui Ramos. Ele lembrou que em outubro de 2017 pediu formalmente que o Executivo Municipal realizasse o recapeamento asfáltico das 11 quadras daquela via, com o objetivo de melhorar o tráfego no local. Segundo ele, em dezembro passado a Prefeitura recapou
apenas duas das 11 quadras solicitadas, enquanto as nove restantes continuam em péssimas condições, sendo que no final do trecho, toda vez que chove a água acaba invadindo as casas, trazendo problema de saúde e prejuízos para os moradores. Através de abaixo-assinado entregue ao Promotor, ele pediu que seja feita o recapeamento em toda extensão da rua, conforme havia solicitado no Pedido de Providências em 2017.

Empolgação

O andamento do processo de licitação para a construção de 40 novos abrigos em pontos de ônibus de Livramento empolgou os membros do Conselho Municipal de Habitação, que já pensam na possibilidade de ampliar em pelo menos mais 7 o número de paradas beneficiadas pelos recursos do Fundo Municipal da Habitação.

Veículo para a Brigada

Será destinada para a Brigada Militar – e não para o Corpo de Bombeiros, como erroneamente divulgou a coluna na edição passada – a viatura adquirida pelo Governo do Estado a pedido do vereador Germano Camacho com o apoio do deputado federal Maurício Dziedricki. Os vereadores Germano e Dagberto Reis, que estiveram com a assessoria do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, transmitiram essa informação ao comandante do CRPO/ FO, Coronel Pedro Ricardo Burgel. Germano destacou e agradeceu a parceriaw de sempre do deputado Maurício Dziedricki.

Compromisso

O vereador Marco Monteiro já anunciou, em suas redes sociais, que votará a favor da autorização para que a Prefeitura proceda a revisão em mais 12,84% no piso salarial do magistério municipal. Defende que é questão de justiça com a categoria e que a aplicação de recursos na educação não é gasto, mas sim investimento.

Homem é esfaqueado no Registro

Nas primeiras horas da noite deste sábado (11) a Brigada Militar (BM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para comparecer