qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Grupo de ciclistas santanenses é destaque em competição de Mountain Bike no Uruguai

Evento com mais de 600 ciclistas teve santanenses e quaraiense no pódio

A equipe Force Training, formada por ciclistas de Sant’Ana do Livramento e Quaraí foram até o Balneário de Kiyú, localizado a 80km de distância da capital Montevidéu, disputar a etapa Kiyú de Mountain Bike. O evento contou com a participação de mais de 600 ciclistas que disputavam no formato de duplas simples e duplas mistas (homem e mulher).
A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de

alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas. O mountain bike é um esporte que envolve resistência, destreza e concentração. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de autossuficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta, e concentração por ser um esporte que exige muito do psicológico para enfrentar os diversos obstáculos.

A equipe conquistou troféus em suas categorias, Jorge Soba e Ana P. Machado ficaram com a 3ª posição categoria mista de 80 a 89 e Elizandro Fernández (Japonês) e Otávio Mirailh, com a 5ª posição masculino de 60 a 79.
Elizandro comentou sobre a experiência deste evento: “Como disputamos várias provas e essa foi noa. Fomos pela primeira vez e com uma excelente receptividade. O evento aconteceu na praia de Kiyú, uma prova não muito longa mas com diversos particiantes e chegar em 5º lugar foi um resultado excepcional”, conta.

“Um fato curioso, em 2019 iríamos disputar e quando chegamos ao local descobrimos que o evento já tinha iniciado e largada já havia acontecido. Mesmo assim, ficamos lá e fizemos diversos amigos e confirmamos a nossa vinda em 2020. Outro caso curioso foi a nossa carona de caminhão do amigo Jorge Soba até o balneário, cerca de 500km e assim estreitando os laços com os amigos”.