qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Rede para proteger banhista das palometas é instalada na Praia das Areias Brancas

Na última quinta-feira (6), funcionários da Prefeitura Municipal de Rosário do Sul instalaram no rio Santa Maria 300 metros de rede no entorno da guarita dos guarda vidas, área destinada ao banho na Praia das Areias Brancas. A medida visa coibir o ataque de palometas que já somavam, até o dia 2 de fevereiro, o total de 101 pessoas feridas neste verão.

Conforme a bióloga do município, Letícia Freias, os ataques a pessoas por este peixe não são comuns, mas a seca do rio e o período de desova, que ocorre nesta época, contribuem para os ataques. “As palometas são peixes de médio poder ofensivo, porém há uma peculiaridade neste peixe, a fêmea faz a desova e o macho cuida, chamamos isso de cuidado parental, sendo a única espécie a fazer isso. Talvez pelo fato da desova ter ocorrido mais naquela região do rio, coincidentemente na área de banho, é que tem acontecido os ataques, provavelmente em função do peixe se sentir ameaçado pelo movimento próximo a esta área”, explicou a Bióloga à assessoria de imprensa do município. Também serão instaladas placas orientando os banhistas que procurarem a área demarcada para banho para evitar transtornos.

Neste veraneio, além de Rosário do Sul, o balneário Jacaquá, no rio Ibicuí em São Francisco de Assis, também teve ataques de palometas. Ataques semelhantes ocorreram no início de janeiro de 2020 na região da capital Paraná, da Província de Entre Rios, rio Paraná, na Argentina.

O trabalho dos guarda-vidas é realizado de quarta a domingo das 9h às 12h30 e das 14h30 às 19h. Nas segundas e terças-feiras, o serviço não ocorre na praia.

Areias Brancas segue própria para banho conforme a Fepam

A análise feita pela Corsan no dia 3 de fevereiro mostrou que a praia das Areias Brancas no Rio Santa Maria em Rosário do Sul segue própria para banho. Foi a sétima coleta da temporada de verão 2019/2020 no mesmo ponto. A informação é da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Os demais balneários da região também seguem próprios para banho.

O projeto Balneabilidade é desenvolvido pela Fepam em todos os 92 pontos de banho analisados. Destes, oito estão impróprios, sendo eles Lagoa do Peixoto (Osório), Balverde – Pontal da Barra, Santo Antônio- frente ao Hotel Praia Laranjal, Prazeres em frente á estátua de Iemanjá, Totó e Colônia Z-3 todos em Pelotas. Também estão impróprios Praia do Encontro-Rio Jacuí em São Jerônimo e Rebelo em Tapes.

Na região, os demais balneários com coletas também estão próprios para banho. São eles: Balneário Caverá (Arroio Caverá) em Alegrete, Balneário Rainha do Sol, no Rio Ibicuí, em Manoel Viana, Jacaquá no Rio Ibicuí e Poço das Pedras, no Arroio Inhacundá ambos em São Francisco de Assis, Passo do Umbú no Rio Ibicuí em São Vicente do Sul, São Simão no rio Santa Maria em Cacequi e Passo Real, também no Rio Santa Maria em Dom Pedrito. As análises iniciaram em 23 de dezembro. Em todas as sete amostras, as Areias Brancas esteve própria para banho, apesar do ataque de palometas.

O Hidroweb aponta nova diminuição no nível do Rio Santa Maria em Rosário do Sul. Dia 31 de janeiro estava seis centímetros abaixo e na atualização às 12h30 desta sexta-feira (7), somava -46 cm abaixo do nível, que é de 1 metro e 20cm.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário