sex, 25 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Câmara aprova início de processo de cassação do prefeito Ico Charopen.

Por: Murilo Alves – [email protected]

Na manhã desta Segunda-feira, dia 3, aconteceu a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento e também a primeira presidida pelo vereador Romário Paz (MDB), designado como novo chefe da casa durante o corrente ano.

Foto: Rodrigo Bique – ASCOM Câmara Municipal de Vereadores

Na oportunidade, a mesa diretora da Câmara Municipal, composta pelo seu presidente e pelos vereadores, Antônio Zenoir (PSD) e Evandro Gutebier (PRB), recebeu o processo de impeachment do, agora afastado, prefeito Ico Charopen (PDT). O documento foi protocolado por um grupo autodenominado ”Bolsonarianos”, no dia 9 de Janeiro, mas só veio a ser apreciado hoje por conta do recesso em que a casa se encontrava.

Após o início da sessão, por volta das 10h30 da manhã, a vereadora Maria Helena (PDT) pediu a inversão de pauta, para que o tema fosse debatido já nos primeiros momentos. Com o pedido acatado, iniciaram-se as declarações e as polêmicas, visto que o plenário encontrava-se lotado. Com algumas manifestações inflamadas dos edis e também de alguns cidadãos que acompanhavam a sessão, o Presidente da Câmara teve que suspender a sessão por diversas vezes em busca de ordem.

Foto: Rodrigo Bique – ASCOM Câmara Municipal de Vereadores

Algum tempo depois, já com os ânimos mais calmos, teve início a votação referente à abertura do processo de cassação de Ico Charopen. Com exceção do presidente da casa e dos vereadores, Germano Camacho (PTB) e Márcia da Rosa (PSB), que não compareceram, todos os demais legisladores proferiram seus votos.

Com o placar de dez votos favoráveis à abertura do processo, à quatro contra, teve início então o sorteio para os cargos de Presidente, Relator e Secretário da ação. Feito isso, surgiram os nomes de Danúbio Barcellos, Ulberto Navarro e Itacir Soares, posteriormente eleitos como Presidente, Relator e Secretário da ação, respectivamente.

Desta forma, a comissão processante tem o prazo de 90 dias para ouvir testemunhas, indiciados, examinar documentos e também publicar a sua decisão. A primeira reunião da comissão já está marcada para os próximos dias e a previsão é de que o resultado do processo seja divulgado pela Câmara até o início do mês de maio.

Abaixo você confere como votou cada vereador:

Fotos: Marcelo Pinto/AP

Operación “BIFIDUS” con varios allanamientos y detenidos en Rivera

Investigación llevada adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte El escenario policial en el departamento de Rivera continúa mostrando una intensa actividad delictiva, dónde en esta oportunidad los integrantes de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo de inteligencia policial realizada,