qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Sisu oferta mais de 360 vagas em cursos nas universidades públicas de Livramento

De acordo com o site, 9 cursos estão sendo ofertados

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciou nessa terça-feira (21), o calendário dos processos seletivos federais que usam o Enem como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 368 vagas em 3 instituições de ensino superior públicas de Livramento. O prazo para se inscrever vai até o domingo (26). Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.
Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga na página do Sisu as notas de corte, que são as menores para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida. A nota de corte é calculada com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Ela não garante que o estudante seja selecionado.
Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera. O prazo para se candidatar é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas próprias instituições de ensino, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

ProUni e Fies

Além de participar do Sisu, os estudantes podem usar as notas do Enem para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro. Podem também se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de 5 a 12 de fevereiro.

Confira os cursos e vagas ofertadas para Livramento:

Administração – Unipampa – Período Noturno – 50 vagas;
Administração – Unipampa – Período Matutino – 50 vagas;
Agronomia – Uergs – Período Matutino – 40 vagas;
Análise e desenvolvimento de sistemas – IFSul – 8 vagas;
Ciências Econômicas – Unipampa – Período Noturno – 40 vagas;
Desenvolvimento rural e gestão agroindustrial – Uergs – 40 vagas;
Direito – Unipampa – Período Integral – 50 vagas;
Gestão Pública – Unipampa – Período Noturno – 50 Vagas;
Relações Internacionais – Unipampa – 40 vagas.