Professor Chaves anuncia oficialmente o fechamento do turno da manhã

Escola estará fechada pelas manhãs e Ensino médio passará para o turno da tarde

Foi oficializado nessa semana o fechamento do turno da manhã da Escola Estadual Professor Chaves. A intenção de fechamento foi divulgado ao publico em dezembro do ano passado e no dia 19 alunos e comissão de diretores e professores foram até o poder legislativo municipal buscar auxilio devido a grande história da instituição em Livramento.

A diretora da escola, Guanair dos santos Diogo comentou como foi informar os alunos sobre essa decisão: “A direção da escola, assim que teve conhecimento da intenção de fechamento de turnos, buscou várias alternativas para tentar reverter este caso. Fomos ao Ministério Público, levamos documentações, abaixo assinados e aguardamos o retorno. Levamos também os mesmos documentos para a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os vereadores Aquiles Pires (PT) e Antônio Zenoir (PSD) foram até a capital e infelizmente não retornaram com a resposta que esperávamos”, conta.

A diretora também comenta que se reuniu com a coordenadora da 19ª CRE e que informou que haveria muitas perdas de alunos devido a mudança do turno da manhã para o turno da tarde: “Muitos alunos, principalmente do ensino médio trabalham pela tarde, alguns não poderão mais estudar aqui na escola por conta do turno não ser inverso ao seu trabalho. Outras empresas mais flexíveis até permitiram que alguns alunos trocassem seus turnos mas infelizmente a perda será grande”.

Outro destaque da Diretora é a questão “Maternal” que a escola possuí, devido ao conhecimento da situação de cada aluno e sua história fora dos limites da escola: “O magistério possui essa característica, entender seus alunos, saber suas dificuldades e carências. Agora imagine esse aluno que já está familiarizado com o nosso ambiente escolar sendo praticamente obrigado a procurar uma outra instituição de ensino caso não possa vir a tarde, as outras escolas ficarão sobrecarregadas e essa indentidade que o aluno e o professor possuíam acaba desaparecendo. Infelizmente essa decisão veio de cima, tentamos tudo que estava ao nosso alcance”.

Sendo assim, todas as turmas que estavam no turno da manhã, serão remanejadas para o turno da tarde. A justificativa da Secretaria e do governo do Estado seria a economia que esse fechamento irá trazer aos cofres públicos. Segundo a 19ª, os alunos da zona rural seguirão tendo transporte fornecido até suas escolas.

João Victor Montoli | Joao@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia