qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Com redução do preço da carne, prévia da inflação de janeiro fica em 0,71%

Em 12 meses, o indicador acumula elevação de 4,34%

A prévia da inflação oficial ficou em 0,71% em janeiro, após registrar alta de 1,05% em dezembro. Esse é o maior resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) para janeiro desde 2016, quando o índice ficou em 0,92%.

Em 12 meses, o indicador acumula elevação de 4,34%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Instituto, a desacelaração do preço das carnes contribuiu para a relativa estabilização da inflação no período. O alimento passou de uma alta de 17,71% em dezembro para 4,83% em janeiro, exercendo ainda a maior contribuição individual no IPCA-15, com 0,15 ponto percentual (p.p.).

Ainda no setor de alimentos, as frutas registraram alta de 3,98% e o frango, 4,96%. A cebola, insumo que registra grande variação, teve baixa de 5,43% no seu preço.

O grupo transportes registrou aumento de 0,92%, impactado pela gasolina, que continuou subindo em janeiro (2,64%) e contribuiu com o segundo maior impacto individual no índice (0,11 p.p). Todas as regiões pesquisadas registraram alta no combustível.

Streaming e barbeiro

A partir de fevereiro, a pesquisa realizada pelo IBGE vai incluir novos itens no cálculo da inflação. O índice oficial começa a ser divulgado com base na nova cesta de produtos e serviços, que inclui 56 novos elementos, como transportes por aplicativo e serviços de streaming, passando por tratamento e higiene de animais domésticos, até produtos de consumo rápido, como macarrão instantâneo.

Outros exemplos que passarão a fazer parte do cálculo são serviços relacionados à vida saudável e estética, como sobrancelha, cabeleireiro e barbeiro, depilação e atividade física.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Guilherme Testa

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.