Com o calorão, muita melancia para refrescar

Vendedores acreditam em boas vendas no comércio das frutas

Com o verão, a busca por frutas e alimentos leves aumentam. Além das clássicas frutas cítricas, a melancia vira uma das principais buscas em mercados, feiras e comércios. A fruta é composta em sua maioria por água, rica em potássio e magnésio que faz dela um excelente diurético natural, além de hidratar de maneira inconsciente quem a consome.

Comer melancia ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo. Ela é composta de 92% de água e 6% de açúcar, que se mantém diluído e não aumenta a quantidade de açúcar no sangue e ainda ajuda as células a captar melhor a água da melancia, que ajuda a hidratar a pele e o cabelo.

Além de fazer superbem para quem consome, a venda de melancias movimenta o comércio locais e em especial ambulantes que saem com carroças e camionetes carregadas, pelas ruas, anunciando o produto.
Márcia Oliveira vende suas melancias na avenida Tamandaré e ela espera que as vendas tenham crescimento nas próximas semanas: “Estou vendendo há cinco anos. E tenho a expectativa de um crescimento bom para os próximos dias. Em média, as melancias custam R$ 12,00. Essa semana foi menor pois o grande movimento foi no fim de ano. Com as férias, o movimento diminuiu”, conta.

A fruta da estação, além de ser muito saborosa, garante o sustento de várias famílias. Agricultores da região investem na produção e buscam o diferencial: “Nós compramos de um fornecedor aqui de Sant’Ana. As melancias dele dão somente no verão, o que as fazer ter mais concentração de açúcar e também a produção é fonteiriça, já que as sementes são uruguaias e plantadas em solo brasileiro”.

Confira os principais benefícios da melancia

Ajuda a desinchar: sua ação diurética limpa os rins.
É ótima para emagrecer: contém poucas calorias sendo uma ótima opção para uma sobremesa saudável.
Fortalecer as defesas do corpo, porque é uma excelente fonte de vitamina C.
Proteger a pele do sol porque possui licopeno.
Melhora o trânsito intestinal porque tem boas fibras e água que aumentam o bolo fecal.
Regula a pressão porque tem água, potássio e magnésio.
Ajuda a fortalecer os ossos porque é uma boa fonte de cálcio.

João Victor Montoli | Joao@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia