Bastidores – Por Edis Elgarte – 18/01/2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Progressista confirma apoio

O partido Progressista formalizou, através de nota, sua decisão de apoiar a Administração Municipal durante a gestão temporária determinada pela Justiça, que afastou o prefeito Ico Charopen. O apoio, garantem os progressistas, não se estende ao campo eleitoral, que exigirá uma nova discussão mais adiante. Por enquanto, entendendo a “necessidade de união de forças e esforços em favor do bem comum”, o partido garante consciência “de sua responsabilidade institucional como instrumento de representação de cidadãos de bem que querem e merecem condições dignas de vida em sua comunidade”. Dentro desse entendimento, o partido “se soma à tarefa assumida pela prefeita Mari Machado”, colocando à disposição do Governo seu quadro de filiados e simpatizantes “para contribuir na execução da gestão”. A nota opina que “a população santanense necessita de uma gestão competente para retomar seu ritmo de desenvolvimento”. O Progressista é o terceiro partido a formalizar através de nota pública seu apoio ao Governo de Mari Machado, depois do MDB e do PL.

O Rotativo sai do papel

O vereador Carlos Nilo Pintos quer aproveitar a condição de Líder do Governo, na Câmara de Vereadores, para buscar, junto à Administração Municipal, a aceleração do processo de implantação do Estacionamento Rotativo Pago em Livramento. Autor do projeto original para criação do Rotativo, Nilo vem lutando para que a proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, saia finalmente do papel. Esta semana, ele esteve reunido com o secretário Jansen Nogueira, do Trânsito e Mobilidade Urbana, e com os inspetores de trânsito Luís Fernando Machado Reppetto e Clenio Melo, buscando mais informações sobre o projeto, que se encontra em fase recursal. A lei que criou o Rotativo, de autoria do vereador Nilo, foi publicada em 2014. De lá para cá, várias vezes foi tentada a implantação, sem sucesso. Agora, mais uma vez está sendo licitada e se encontra na fase de recurso. Nilo manifestou ambém preocupação em relação a algumas diferenças da lei inicial, que, segundo ele, contrariam quesitos da licitação. A conclusão foi de que, após encerrado o processo licitatório, se estude a melhor maneira de corrigir o rito e concluir a implementação do estacionamento rotativo, uma inquestionável necessidade no trânsito de Livramento.

A luta pela EJA

Aluta da comunidade contra o desmonte da escola pública não para e agora conta com o apoio da União dos Legisladores da Fronteira Oeste – ULFRO. Provocada pelo suplente de vereador Claudio Milan, a entidade que reúne as Câmaras de Vereadores da região formalizou esta semana um pedido de revisão da decisão de fechamento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA de Ensino Fundamental nas escolas Celina Vares Albornoz, em Livramento, e Vila Olimpo, em Quaraí. Documento assinado pelo presidente da ULFRO, vereador Mário Augusto Souza, de Quaraí, e por Claudinho Milan, foi encaminhado ontem ao secretário Faisal Karam e aos deputados Frederico Antunes e Otomar Vivan, explicando os prejuízos dessa decisão, principalmente em razão das distâncias para deslocamento dos alunos e falta de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Ônibus aos sábados

O suplente de vereador Claudinho Milan comemorou uma outra conquista, esta semana: a manifestação oficial da Secretaria de Trânsito contra a suspensão dos ônibus na linha Jardim Europa aos sábados, pela Sosal. Abaixo-assinado organizado por Milan provocou a posição oficial, mas até agora a empresa não se manifestou.

PT reafirma oposição

Pode ser interpretada como indicativo de ação mais forte do partido a resolução do PT santanense de manter-se na trincheira de oposição ao atual Governo Municipal, seja ele com Ico Charopen ou com Mari Machado. Alguns integrantes do partido já vinham cogitando internamente a posibilidade de encaminhamento de pedido de cassação da chapa eleita em 2018 – ou seja, prefeito e vice. Em nota à comunidade, o PT reafirmou esta semana sua condição de oposição e considerou que “a vitória eleitoral da chapa Ico/Mari, sob o slogan de “um Novo Tempo”, produziu, ao contrário, o recuo e a paralisação das principais políticas públicas que vinham sendo realizadas pela administração petista do ex-prefeito Glauber Lima”. A nota cita a falta de investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura e pontua várias situações que considera “descompromisso com políticas públicas essenciais para a vida cotidiana”, além de “um vergonhoso escândalo de corrupção” que culminou com o afastamento temporário do prefeito. Os petistas afirmam não identificar nenhuma novidade no governo de Mari Machado, que “fez articulações político-partidárias sinalizando para a composição de uma coalizão conservadora”. Nem Ico, nem Mari: o partido pode mesmo acabar pedindo a cassação da chapa que agora se encontra dividida.

Potencial eleitoral

Resumo do presidente do PTB – que entregou os cargos e saiu da administração quando Ico Charopen foi afastado, sobre a visita que recebeu do ex-prefeito Glauber Lima, na quinta-feira: “Encontramos convergência nas análises que realizamos e somos conscientes do potencial eleitoral que usufruimos juntos”.

SINE

A posse do vereador Romário Paz na presidência do MDB santanense colocou fim ao longo período de estagnação interna que deixou apenas na atuação legislativa a representação partidária. Reestruturado, o MDB voltou com força a marcar presença nas diferentes instâncias políticas. Esta semana, definiu uma situação que já se estendia desde o início da gestão de Eduardo Leite: o advogado e secretário da Executiva Municipal, André Curbetti da Rosa, assumiu a coordenação do escritório do SINE/FGTAS em Livramento, deixando o cargo de secretário adjunto do Planejamento. A nomeação estadual foi bastante elogiada como reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido por Curbetti.

Excelência

Outro profissional de reconhecida qualidade que passa a ser aproveitado pelo setor público é o administrador Roberto Barreto Pivetta, que durante bom tempo atuou junto ao mercado financeiro e também integrou o Comitê do PGQP em Livramento. Indicado pelo Progressistas como parte da composição com o Governo Municipal, Pivetta deverá assumir a Direção Administrativa do DAE, com certeza oferecendo contribuição de qualidade à gestão da autarquia.

Reflexos

Dois importantes nomes estão deixando o PDT: o suplente de vereador Pedrinho Santafé assina com o MDB e assume cargo de assessoramento na Câmara de Vereadores e Felipe Torres Pinto deve pedir sua desfiliação do partido.