qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Mari Machado anuncia o novo Secretariado da sua gestão

FOTO: Marcelo Pinto/AP

O anúncio aconteceu durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Moysés Vianna

Na manhã de quinta-feira, dia 2, a Prefeita em exercício de Sant’Ana do Livramento, Mari Machado (PSB), convocou uma coletiva de imprensa para anunciar os novos secretários municipais. A reunião, realizada no gabinete da Prefeita, teve início por volta das 9h30 com uma fala da intendente sobre a atual situação do governo. 

Sobre as secretarias, Mari Machado comunicou que o objetivo da sua administração é reduzir o número de pastas para, no máximo, nove. Para os próximos 90 dias, período em que Ico Charopen (PDT) cumpre afastamento do cargo, Mari diz que almeja promover um ambiente de fraternidade, paz e respeito para os servidores e a comunidade. A Prefeita destacou também que, ao contrário da gestão anterior, os secretários estão autorizados a receber e conversar com os veículos de comunicação da cidade.

Quanto às mudanças, há duas exceções, uma é a Secretaria Municipal de Educação (SME), que continuará sob a responsabilidade de Rosemery Dias. A outra é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), função que, de acordo com informações extraoficiais, deve ser incorporada por Mari Machado, observando a exoneração do, agora ex-secretário, Calico Grisólia.
Durante a apresentação, a Prefeita justificou a importância de manter um departamento voltado às mulheres, enfatizando a reformulação de setores como o Centro de Referência da Mulher Professora Deise e a retomada das tratativas de busca de recursos para viabilizar a Casa de Passagem para mulheres em situação de violência doméstica e sexual.

Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o trabalho abrangerá as secretarias de Obras e de Serviços Urbanos. Atendendo à uma reivindicação dos servidores, a pasta de trânsito continuará independente, sobretudo em função das atividades específicas que já realiza. No Departamento de Cultura, o trabalho ficará voltado ao resgate do potencial de diversas áreas culturais como música, dança, poesia e teatro.
Na oportunidade, Mari disse que o objetivo de sua gestão era imprimir uma dinâmica pautada em um ambiente de fraternidade e paz para os trabalhadores, primando pela transparência e pelo diálogo junto aos santanenses.
Os demais departamentos recebem novos encarregados a partir de hoje.

Abaixo você confere a relação completa dos nomes e cargos:

Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS) – Secretário: Rafael de Castro
Secretária Adjunta: Angélica de Ávila
Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (STTMU) – Secretário: Jansen Nogueira
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU)
– Secretário Adjunto: Luis Piriz
Secretaria Municipal de Planejamento (SMP)
– Secretário: Miguel Pereira
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
– Secretário: Sérgio Aragon
Secretaria Municipal da Fazenda (SMF)
– Secretário: Jeferson Rolim
Secretaria Municipal de Administração (SMA)
– Secretário: João Carrets
Procurador do Município: Ari Martins
Chefe do Gabinete da Prefeita: Margarete Pedroso
Departamento de Políticas Públicas para Mulheres: Mônica Salino
Departamento de Cultura: Cristiano Cesarino

Murilo Alves | muriloalveslvto@gmail.com