sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Feira da agricultura destaca qualidade dos produtos da terra

Nesta semana, o espaço na Rua Hugolino Andrade, dedicado aos produtores da agricultura familiar, completou 3 anos com uma programação especial

Imagine um local onde você tem a oportunidade de conversar com os produtores sobre a origem, manejo e informações sopre os alimentos que irá consumir? Pois saiba que este lugar existe e fica situado na Rua Hugolino Andrade entre as ruas Vasco Alves e Manduca Rodrigues. É o espaço da feira da agricultura familiar criado há três anos para suprir as necessidade que os produtores rurais tinham de expor seus produtos.
Na feira é possível encontrar todo o tipo de produtos naturais que vão desde frutas e verduras, a até o mel e o vinho artesanal. Tudo produzido com amor e carinho dos mais de 20 produtores que fazem parte da associação.

A presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar, Vanessa Lutke, destaca que o espaço também é dedicado aos artesões da economia solidária. “Este espaço serve para que os produtores possam fazer a exposição dos seus produtos e os consumidores terem acesso à produção local. Essa aproximação entre produtor e consumidor é muito importante porque as pessoas acabam sabendo mais sobre a origem do alimento que elas vão levar para casa. E o mais interessante é que sãos produtos locais e as pessoas comprando na feira da agricultura familiar está ajudando diretamente o município. Além de estar comprando um alimento muito saudável e fresco vindo direto da lavoura com um sabor totalmente diferenciado” disse.

A feira funciona nas terças, sextas e sábados das 7h30 horas as 12h30, e nela é possível comprar os alimentos da estação como frutas e verduras. “Aos sábados, a gente tem um grupo maior de produtores e, por consequência, uma oferta maior de produtos. Através desta feira nos tornamos uma verdadeira família onde todo o ano nos trocamos informações sobre a produção e também na comercialização. Nós temos também um grande apoio da UERGS, da UNIPAMPA, da EMATER e também da Secretaria da Agricultura. Então, fica o convite para a população vir nos visitar, conversar com os feirantes e consumir os nossos produtos”.

Segundo a presidente da Associação, em breve o local deverá receber uma infraestrutura melhor com a construção de um pavilhão maior e com mais espaço para os produtores, através de uma verba destinada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) no valor de 250 mil reais para construção do espaço. “A princípio, segundo nos passou o vereador Dagberto Reis nesta semana, a verba foi autorizada e está para ser liberada pela Caixa Federal para que a Prefeitura possa fazer a licitação. Então, nós estamos batalhando nos últimos meses para que essa verba não volte porque nós precisamos muito dela para a melhoria deste espaço. Até porque a gente sabe como é importante ter um espaço maior tanto para o feirante quanto para os consumidores que vêm até aqui” disse.

Vinho nosso de cada dia

Imagine você fazer o seu próprio vinho, respeitando todo o processo desde o cultivo das parreiras até o engarrafamento. Pois é justamente isso que a família de Ramão Junior Strauss Turra faz há mais de 10 anos em Sant’Ana do Livramento. O vinho produzido por sua família pode ser encontrado na feira ao preço de R$ 12,00, a garrafa, nas qualidades vinho seco e suave produzidos à base de uvas bordô e concord. Segundo o produtor, como a produção é familiar e totalmente artesanal são produzidos de 3 a 4 mil litros de vinho em um ano. “É uma produção bem pequena em comparação a outras indústrias, mas o diferencial do nosso produto é justamente esse. É um vinho muito saboroso, por isso nós convidamos todas as pessoas para vir aqui na feira e conhecer um pouco mais do nosso trabalho”.

Matias Moura
contatomatiasmoura@hotmail.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos