sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Estacionamento rotativo promete mais vagas disponíveis em Livramento

Os ajustes na licitação do estacionamento rotativo estão sendo feitos pela Prefeitura (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Ainda em implementação, mais de 50 vagas já estão à disposição com limite de 30 minutos

O estacionamento rotativo em Sant’Ana do Livramento começa a dar os primeiros passos. Nesta semana, mais um ponto foi demarcado com a pintura da faixa azul no cordão da calçada.

Onde estão localizadas as vagas?

As vagas, inicialmente, estão posicionadas em três ruas principais: rua Conde de Porto Alegre, Andradas e Rivadávia Corrêa. Elas estão distribuídas da seguinte forma: 23 vagas na rua Conde de Porto Alegre, entre a rua Antonio Bassedas até a rua Uruguai, na lateral esquerda; 19 vagas na Rua dos Andradas, 5 delas entre a rua Uruguai e a Vasco Alves pelo lado esquerdo e as outras 14 entre a rua Vasco Alves até a rua Manduca Rodrigues pelo lado direito e 13 vagas na rua Rivadávia Corrêa entre a Rua Manduca Rodrigues e Vasco Alves, Totalizando 55 vagas. Os estudos ainda não encerraram e novos pontos poderão se tornar rotativos.

Atenção ao tempo limite

Por ainda estar em implementação, o estacionamento rotativo, inicialmente, terá um limite de tempo de utilização de 30 minutos. Os motoristas podem permanecer na vaga respeitando o tempo limite e após estourar o horário retirar o veículo, sob pena de autuação por parte da Secretaria de Trânsito. O agente Xavier Mansilha comentou sobre a importância da conscientização e adequação às mudanças: “Neste primeiro momento estamos com tolerância de tempo. O veículo é cadastrado em um aplicativo que monitora o tempo em que o veículo fica ali parado, assim que o tempo é excedido, o celular envia uma notificação ao agente que se dirige até o local para averiguar se o veículo já desocupou a vaga. Por tratar-se de mudanças recentes alguns poucos condutores ficam mais do que o tempo permitido. Isso é bom, pois a grande maioria já está se adequando e seguindo as regras do rotativo. Os motoristas que ficam mais de uma hora nas vagas, já estão sendo autuados, o valor da multa é de R$ 130,16”, comenta.

Vai ser pago?

Em contato com o secretário de planejamento Ricardo Dutra, questionado sobre qual será a forma de pagamento, Ricardo respondeu que ainda está sendo estudada uma série de alternativas, como parquímetros, raspadinhas, entre outros. Este estudo ainda está em processo de finalização e será apresentado nos próximos dias.

Lançamento das operações para o fim de ano

Na última terça-feira (10), foi lançado o Projeto Cidadão Seguro no Trânsito e Operação Boas Festas. Com o aumento de turistas e veículos de outras cidades circulando na região central, as operações têm como finalidade garantir a segurança no trânsito no fim de ano. O agente Repetto comentou sobre os principais objetivos das operações: “A intenção principal é garantir a segurança no trânsito. Teremos reforço de efetivo nos fins de semana, com o intuito de garantir a segurança e reduzir o número de acidentes e infrações no trânsito. A educação no trânsito também é muito importante, então será distribuído material informativo e educativo para os condutores e também para os pedestres, pois eles também fazem parte do trânsito”, conta.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos