sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Eleição da Câmara deve consagrar Romário novo presidente

O vereador Romário Paz (MDB) deve ser o novo presidente da Câmara de Vereadores, na eleição que acontece na última sessão ordinária do ano, na próxima quarta-feira (18). Segundo a contagem do próprio parlamentar, ele deve ter com onze votos.
O acordo feito no início da legislatura entre 09 parlamentares, com a saída de uns e a adesão de outros, aumentou para 11. A posição dos vereadores, agora será a de honrar com o voto ao emedebista.
A única discussão ainda segue sendo com relação aos cargos de assessoramento parlamentar, que fica à disposição da Mesa Diretora. Mesmo com o acordo previamente realizado, nos bastidores havia uma discussão sobre quais parlamentares indicariam nomes que devem ocupar esses “espaços”, o que poderia – em tese – mudar o posicionamento de alguns parlamentares na votação, o que não alteraria o resultado da nova presidência da Câmara.
Romário Paz garantiu que buscará fazer uma gestão com total transparência e coerência. “Estarei aberto ao diálogo com todos, independentemente de bandeira partidária, a gente sabe que é um ano muito tenso para todos os parlamentares, haja vista as eleições”, disse.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos