qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Programa Juntos para Competir promove evento regional para discussão dos caminhos do AGRO

Evento, realizado pelo SEBRAE, SENAR e FARSUL, levou um grande número de produtores a Rosário do Sul para uma troca de experiências

O parque de Exposições Ananias Vasconcelos, da cidade de Rosário do Sul, sediou, nesta terça-feira dia (3), o 5º Encontro de Produtor para Produtor promovido pelo programa Juntos para Competir desenvolvido pela FARSUL, SENAR e SEBRAE. Dezenas de produtores rurais de várias partes do estado participaram do evento que durou o dia todo e trouxe aos participantes uma visão ampla para o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do nosso Estado.
O grande diferencial do evento é o protagonismo dos produtores em suas áreas de atuação, onde cada um dos convidados pode contar as suas experiências em sua área de atuação dentro do agronegócio, cases de negócios que deram certo a partir do momento que os produtores apostaram em orientação técnica e abriram as porteiras para inovação, acesso a mercado e sustentabilidade.
Entre os principais temas abordados durante as palestras estiveram ações desenvolvidas em propriedades de pecuária de corte, pecuária de leite, ovinocultura, apicultura, ILP (Integração Lavoura e Pecuária) e vitivinicultura.

O encontro é promovido por meio do programa Juntos para Competir, uma parceria entre FARSUL, SENAR e SEBRAE que, neste ano, atende 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria.
De acordo com o gerente da Regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS, que tem sede em Sant’Ana do Livramento, Ângelo Aguinaga, o evento foi um grande sucesso principalmente pela participação de mais de 250 pessoas ligadas ao agronegócio que deixam seus afazeres em suas propriedades para compartilhar e trocar experiências, fortalecendo assim toda a cadeia produtiva. Ele destacou ainda que o SEBRAE é um grande parceiro dos produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes, fornecendo conhecimento por meio de projetos de gestão de propriedades, cursos e capacitações para desenvolvimento do AGRO.
” O Resultado foi alcançado, é por isso que trabalhamos o ano inteiro neste programa Juntos para Competir com a parceria do SENAR e FARSUL, para chegar neste momento, onde o produtor pode compartilhar as suas boas experiências e aquilo que está dando certo na sua propriedade. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do agronegócio no nosso Estado” encerrou.

Durante o evento também foram entregues placas para os produtores que se destacaram ao longo do ano em suas atividades rurais. Duas propriedades de Livramento receberam a placa, uma no projeto de pecuária de leite e outra em vitivinicultura. Vários produtores locais estiveram participando do evento e aproveitando para conhecer as técnicas e os resultados que produtores de outras localidades vêm obtendo com o apoio do programa Juntos Para Competir”

Matias Moura
contatomatiasmoura@hotmail.com