Verão de 2020 será chuvoso e pode atrapalhar a agricultura; saiba onde

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Alguns estados que demoraram a fazer o plantio por causa da falta de umidade podem ter problemas no verão com o excesso de chuva na hora da colheita

Com o ano quase chegando ao fim, os produtores rurais já estão de olho no alto verão e na quantidade de chuva prevista para o início do ano que vem. Fato é que algumas áreas que já estão recebendo os maiores volumes de chuva agora neste início de dezembro e vão continuar com a umidade acima da média em fevereiro, o que pode provocar alguns transtornos em relação aos trabalhos de campo.

Em janeiro, a chuva vai atingir em média os 300 milímetros em boa parte do sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e norte do Paraná, pegando áreas importantes das bacias hidrográficas que dão suporte às hidrelétricas. Já para os produtores de café, esta chuva em excesso pode atrapalhar.

Enquanto janeiro vai ser chuvoso nestas áreas, muitas que já estarão, por exemplo, colhendo a safra, outros estados como o Rio Grande do Sul terão o tempo mais seco em uma fase que a lavoura demanda mais umidade.

Fevereiro também vai continuar muito chuvoso no sul de Minas Gerais e aos poucos, conforme formos avançando para março e abril veremos nitidamente a chuva mais volumosa migrando para parte do Norte e Nordeste. “Neste momento podemos pegar uma fase de desenvolvimento do algodão no Nordeste em que a planta não tolera muita umidade”, explica Celso.

A conclusão que o meteorologista chega é que, infelizmente, alguns estados que demoraram a fazer o plantio por causa da falta de umidade podem ter problemas com o excesso de chuva na hora da colheita. “O tempo não consegue agradar todo mundo, ao mesmo tempo”, brinca Celso.

Fonte – Canal Rural

Postado por Matias Moura

Educação na pandemia

Por: Mariela Perez Elguy – Docente do Senac Santana do Livramento A educação vem sofrendo mudanças significativas nos últimos tempos, levando cada vez mais o

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies