Estado -Reunião da Câmara Temática do Mercosul e Comércio Exterior ocorre na próxima terça-feira (3/12)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realiza na próxima terça-feira (3/12) a Reunião Inaugural da Câmara Temática do Mercosul e Comércio Exterior. O evento ocorre na sala Diplomata do hotel Embaixador, no Centro de Porto Alegre, a partir das 14h.

A apresentação da Câmara Temática ficará a cargo do diretor do Departamento de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti. O secretário da Agricultura, Covatti Filho, irá falar sobre as relações de comércio exterior da agropecuária gaúcha. E o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representado pelo embaixador Orlando Leite Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais, que irá falar sobre a política de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

“A Câmara do Mercosul vai ser um importante fórum de discussão, identificando gargalos nas importações e exportações e debatendo de forma permanente as transações comerciais de produtos agropecuários entre os países do Mercosul e também de outros mercados”, afirma o secretário Covatti Filho.

A Câmara Temática Mercosul e Comércio Exterior foi criada pelo decreto nº 54.770, de agosto de 2019, e tem entre seus objetivos subsidiar políticas públicas em âmbitos estadual e federal, estimular a prospecção de novos mercados, avaliar situações problemáticas, buscar soluções e antecipar-se para evitar crises e reduzir assimetrias existentes na produção, comercialização e industrialização de produtos agropecuários.

O Rio Grande do Sul é o quarto Estado brasileiro nas exportações do agro, com R$ 46,4 bilhões. Entre os produtos mais exportados estão carnes, couros, animais vivos (exceto pescados), o complexo soja e os produtos florestais.

O quê: reunião inaugural da Câmara Temática Mercosul e Comércio Exterior
Quando: terça-feira, 3 de dezembro, às 14h
Onde: hotel Embaixador, em Porto Alegre

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário