qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Defesa Civil Estadual capacita servidores para utilização de drones

 

Curso teve aulas teóricas sobre conceito e legislação, além da prática com voo e pouso de drones – Foto: Camila Santos / Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual qualificou servidores para a utilização de veículo aéreo não tripulado (drone). O treinamento, ocorrido em Capão da Canoa na quinta-feira (21/11), reuniu Coordenadores Regionais de Defesa Civil e os integrantes da administração. O curso foi realizado em duas etapas: aulas teóricas sobre conceito e legislação e prática com voo e pouso de drones.

O coordenador Estadual da Defesa Civil do RS, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, deu início ao treinamento ressaltando a importância da capacitação para operar drones. “O treinamento de drones é de extrema importância para a Defesa Civil, que busca sempre estar aperfeiçoando o trabalho para ajudar as comunidades atingidas. Com esse material teremos um grande avanço nas ações de prevenção e resposta”.

A capacitação foi ministrada pelos majores Vanderlan Frank e Ricardo Mattei, qualificando os profissionais de Defesa Civil como operadores de drones, dando-lhes condições de pilotar o vetor aéreo, operar a estação remota de pilotagem, os sensores acoplados e os softwares associados ao equipamento.

No final da instrução, cada servidor obteve conhecimento sobre normas aeronáuticas que regulamentam a operação dos veículos aéreos não tripulados no Brasil, principalmente as ligadas à habilitação dos operadores, certificação dos equipamentos e autorização do uso do espaço aéreo pelos órgãos públicos.

Após o encerramento do curso, foram entregue onze drones, modelo Phanron 4 Pro, certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil. Os novos equipamentos serão utilizados em ações de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução de desastres causados por eventos adversos.