sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Contrato entre Instituto Salva Saúde e Santa Casa termina neste sábado

Termina neste sábado (23), o contrato entre a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Salva Saúde, assinado pelo prefeito Ico Charopen (PDT), em maio deste ano. Segundo o diretor do Instituto, o médico Jan Christoph Lima da Silva, já foi sacramentado que não haverá renovação. Ainda não está definido qual vai ser o mecanismo de transição entre o Salva Saúde e a nova empresa que deve assumir a Santa Casa, após o chamamento público, anunciado pelo Governo Municipal, que é o atual interventor da Santa Casa.
Para o médico, o Instituto faz uma avaliação boa dos seis meses de gestão. “A gente teve alguns entraves”, disse Jan referindo-se às questões burocráticas que acabaram em atraso por parte da Prefeitura, além do que – segundo ele – o contrato estava sendo revisto.
“Hoje, a gente está conseguindo fazer mais de 100% das metas, com um aumento de 30% da capacidade de leitos”, completou o médico.
Sobre a possibilidade do Instituto Salva Saúde participar do chamamento público, Jan afirmou que vão analisar a viabilidade de participar do chamamento público.

Entenda o caso

A assinatura do contrato foi realizada no segundo trimestre em meio a discursos de autoridades e a presença de vereadores, representantes de entidades santanenses e os trabalhadores da Santa Casa. O evento aconteceu na capela da instituição, quando os trabalhadores ouviram o que classificaram como “a proposta que trazia esperança” a eles.
Desde o início, o contrato entre o Instituto e a Santa Casa houve muita polêmica, até porque houve uma recomendação contrária do Procurador da República Rodrigo Graeff, para que o prefeito se abstivesse de firmar o contrato. No argumento, o procurador lembrou que a empresa havia sido constituída apenas quatro meses antes da assinatura e que o documento “prevê repasse de valores à conta a ser criada pela empresa contratada, em claro desvirtuamento da natureza do contrato, qual seja a de prestador de serviço”.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,