qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Equipe Javali no Pampa realiza amostra de trabalho com gaiolas para controle do Javali.

 

Na sexta-feira, dia 1º de novembro, a Equipe Javali no Pampa, ICMBio, IBAMA e representantes do Exército Brasileiro, participaram de oficina de armadilhagem com gaiolas para controle do Javali. Além de oficina prática aconteceu em Santana do Livramento e o encontro teve explanação teórica e visita à propriedades que utilizam essa técnica no controle de danos.

Os trabalhos foram coordenados pela Equipe Javali no Pampa e ICMBio, que vem há vários anos realizando o controle deste animal invasor por meio de armadilhas espalhadas em propriedades rurais da fronteira. Segundo um dos integrantes da equipe, o biólogo Thiago dos Reis a importância da oficina foi demostrar na pratica os excelentes resultados que podem obtidos com o manejo correto desses animais, diminuindo os risco para os controladores e também ao meio ambiente.” Na verdade a gente recebeu um convite para demostrar um pouco do trabalho que estamos realizando. A solicitação para nós explanarmos foi do IBAMA porque eles querer difundir essas técnicas. Num primeiro momento nós realizamos uma apresentação no Sindicato Rural que foi ministrada por mim (Thiago dos Reis) e Serginho Falcão membros da equipe. Já num segundo momento nós fomos até as dependências do MAPA onde foi apresentado pelo ICMBio a gaiola modelo pampa que faz parte da instrução normativa número 12, e na oportunidade nós fizemos a demonstração da sua montagem e modo de operação” destacou.

Já durante a tarde, o grupo acabou visitando duas propriedades onde a Equipe Javali no Pampa desenvolve o trabalho de captura desses animais por meio de jaulas instaladas em pontos estratégicos. “A gente aplica essa metodologia nas duas propriedades, são dois modelos. Então a gente mostrou as gaiolas e também ouviu o relato dos produtores sobre a utilização desta metodologia” disse.

Entre os participantes da oficina estavam militares do exército, profissionais do IBAMA de Porto Alegre, Bagé e também de Santa Maria que estão buscando desenvolver ações para difundir essas metodologias de controle.   “Esse convite para demostrar o nosso trabalho que muito nos orgulha, pois somos um grupo não governamental hoje compondo tanto o plano estadual quanto oi plano nacional de controle do Javali. Somos uma referência em ações voltadas contra o controle desses animais tanto é , que essa moção do IBAMA foi para esses profissionais vierem fazer um mini curso e um dia de campo onde a gente relatou as nossas experiências e eles vão replical-´las em outros locais. Isso é muito gratificante para nós e para Santana do Livramento que é um trabalho nosso daqui, que hoje é reconhecido nacionalmente “

Fotos – Equipe Javali no Pampa e Texto -Matias Moura

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos