qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Prepare-se: o Enem vem aí

Provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro

João Victor Montoli
Joao@jornalaplateia.com

As provas do Enem 2019 estão chegando. Elas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Mais de 5 milhões de estudantes tiveram sua inscrição confirmada. Os inscritos devem agora acessar o Cartão de Inscrição do Enem 2019, que foi disponibilizado no dia 16 de outubro. O cartão contém as informações sobre local, sala e horário de prova.

Por que fazer o Enem?

As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior. Você pode estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.
As novidades e mudanças do Enem 2019 serão voltadas, especificamente, para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

Provas do Enem

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Os participantes deverão chegar até às 13h, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo.
Dia 3 de novembro: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas
Dia 10 de novembro: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março de 2020. Em março também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019.
Enquanto as provas não chegam, em Sant’Ana do Livramento é realizado alguns aulões gratuitos, e alguns cursos preparatórios pagos.

Pampeano

A Unipampa realiza todos os anos o preparatório Pampeano, onde é realizado uma série de aulas específicas com foco nas matérias do Enem. O objetivo do projeto é proporcionar, de maneira gratuita, maiores condições de acesso ao ensino superior público à população em vulnerabilidade socioeconômica da região de Sant’Ana do Livramento/RS. Para isso, as atividades desempenhadas assemelham-se às dos tradicionais cursinhos pré-vestibulares, tendo em sua base o princípio de total acessibilidade, utilizando da colaboração efetiva e facultativa de discentes dos diversos cursos do Campus.
A direção do projeto destaca alguns pontos do preparatório Pampeano: “Destacamos o grande número de voluntários dispostos a auxiliar no Projeto, e a repercussão do Projeto dentro da cidade, visto que agora já se passaram cinco edições e os resultados e aprovações das edições anteriores têm servido de exemplo para a comunidade local, que tem manifestado um interesse cada vez maior em fazer parte do projeto. Apesar de o projeto ser classificado como um curso intensivo, uma vez que é realizado entre os meses de agosto e novembro, a comissão organizadora do projeto e até mesmo a comunidade local aguardam e trabalham, ansiosamente, o ano todo para que mais uma edição ocorra com sucesso. Portanto, para este ano em que as atividades ainda não foram concluídas não esperamos resultados diferentes de uma aprovação de, no mínimo 50% dos nossos alunos, para que cada vez mais pessoas tenham o direito de acesso ao ensino superior e para que o Projeto PAMPEANO possa se disseminar e se estruturar mais ainda na comunidade santanense”.

Dicas

Mário Sant’Ana, empresário, proprietário e professor dos cursos preparatórios Sant’Ana dá algumas dicas para quem quer ir bem no Enem: “Minha dica vai para a parte da redação. Assim que pegares a prova, a primeira coisa a ser feita é o rascunho. Após o rascunho deixe para passar para a folha de resposta ao final, faça tranquilamente as questões, assim o candidato pode dar uma ajustada e modificar antes de transcrever. Com alguns detalhes o aluno pode passar de uma redação de 600 pontos para 800, 850”.
O Curso completa, este ano, 55 anos, para vestibulares, ESA, Brigada Militar e, neste período, o Enem. Seu diferencial é que o curso Sant’Ana nunca para, com aulas aos sábados e domingos, focando sempre no ensino do aluno.