qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – Por Edis Elgarte – 26/10/2019

Pelos servidores públicos

Presidente do PSDB de Livramento, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, não se furtou o direito de assumir uma posição mais firme contra os termos do pacote de reformas proposto pelo Governo do Estado. Durante a semana, Galo já havia manifestado contrariedade às significativas perdas de direitos impingidas aos servidores públicos estaduais pelas medidas anunciadas pelo governador Eduardo Leite. No início da semana, manteve contatos com trabalhadores de diversas categorias do serviço público e, no fim da semana, divulgou publicamente sua contrariedade através das redes sociais.
Galo manifestou seu apoio à mobilização de servidores diretamente ao sargento aposentado da BM Edgar Anchieta, a quem recebeu no início da semana. Anchieta protocolou pedido, em nome da ASSBM e da ABAMFº, para uso da Tribuna Popular nesta próxima terça-feira, 29, quando as entidades que representam os policiais militares pretendem expôr a realidade atual da classe – e, por consequência, da segurança pública como um todo, já que é cada vez maior o número de PMs encaminhando pedidos de aposentadoria. “É preciso modernizar o Estado sim, mas não à custa dos direitos dos servidores”, opina Galo, que de imediato deferiu o pedido. É visível – e não é de hoje – o desconforto e o distanciamento do presidente do PSDB santanense em relação ao Governo de seu partido. Sem espaço e cada vez mais contrariado, Galo certamente buscará um novo ninho em breve.

Representação regional

O vereador Carlos Nilo tomou posse nesta sexta-feira como Tesoureiro da União dos Legisladores da Fronteira Oeste – ULFRO, entidade que reúne representações das Câmaras de Vereadores dos 13 municípios que integram a região com o objetivo de desenvolver uma luta conjunta para resolver demandas comuns e, da mesma forma, reforçar coletivamente as demandas pontuais de cada cidade, a fim de que a busca de soluções ganhe a força do respaldo regional. A posse da nova diretoria, presidida pelo vereador Mario Augusto, de Quaraí, aconteceu durante a 181° Reunião Ordinária da entidade. O presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, prestigiou a posse do colega e participou do encontro que ainda discutiu questões comuns sobre saúde, rodovias federais e Segurança Pública.

Funcionalismo

Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores decretaram ponto facultativo para todos os servidores na próxima segunda-feira, 28, Dia do Funcionário Público. Algumas atividades foram programadas para comemorar a data. Neste sábado, a partir das 8h30min, o antológico “campinho do SENAI” sedia a tradicional confraternização futebolística dos servidores municipais.

MDB renovado

Romário Paz assumiu oficial e definitivamente, esta semana, a presidência da Executiva Municipal do MDB. O partido vinha trabalhando internamente para dirimir questões legais surgidas na convenção realizada no mês de agosto. O resultado da eleição para o Diretório, que deu ao vereador vitória esmagadora de 103 votos contra 3 da chapa encabeçada pela ex-vereadora Carine Frassoni, foi divulgado no edital nº 14 da Executiva Estadual, publicado no dia 18 deste mês. O sentimento de renovação e revitalização partidária vem atraindo um número considerável tanto de novos filiados quanto de antigas lideranças, algumas das quais integrando a nova direção emedebista de Sant’Ana do Livramento.

Xaxá sessentão

.

O conhecido e sempre boa praça assessor parlamentar Saul Xavier completa 60 anos nesta próxima segunda-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor Público. Neste sábado, recebe carinhosa homenagem de seus familiares e de parte de seu grande circulo de amigos tanto da área política quanto das atividades comerciais que ainda exerce e principalmente das turmas de veteranos “boleiros” com os quais ainda hoje divide as quadras e campos de futebol na fronteira. Parabéns, Xaxá.

Mais câmeras de vídeo

O vereador Germano Camacho está feliz com as conquistas que vem obtendo junto ao Governo do Estado, aproveitando o fato de que seu partido está diretamente instalado no centro do poder, especialmente através do vice-governador Ranolfo, e também suas relações pessoais de amizade com o próprio Ranolfo e seus assessores diretos. Esta semana, apesar de que o Vice-Governador se encontrasse em viagem para os Estados Unidos, o vereador conseguiu resposta positiva a uma importante demanda local: a ampliação da estrutura de cercamento eletrônico em Livramento.

Ritmo lento

A viabilidade do pedido foi garantida ao vereador Germano Camacho pelo diretor do Departamento Institucional do Gabinete do Vice-Governador, Juarez Hampel. Ex-prefeito de Santa Paula do Sul, o Diretor conhece bem a realidade dos municípios do interior e sabe da importância do cercamento eletrônico tanto para o policiamento ostensivo quanto para o trabalho de inteligência e de prevenção.

Número possível

A audiência com Juarez Hampel foi agendada pelo assessor especial do Escritório em Porto Alegre do deputado federal Maurício Dziedrick, Atidor da Cruz. Durante o encontro, definiram a possibilidade do atendimento da demanda, que agora deverá ser formalizada como Indicação à Secretaria de Segurança Pública gaúcha. Serão incluídas no mínimo 10 novas câmeras no sistema de videomonitoramento local.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos