sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

11° edição do Siepe reúne centenas de estudantes do Estado em solo fronteiriço

Com programação em vários locais, o evento com duração de três dias contou com a presença de grande público

João Victor Montoli
Joao@jornalaplateia.com

Nessa terça-feira (22), o Parque Internacional recebeu a solenidade de abertura do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Cerca de 150 pessoas acompanharam a cerimônia que contou ainda com a participação de representantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade de La República (Udelar) e Prefeitura.
De acordo com o representante discente da Unipampa, Yuan Nóbrega Tong, há um grande envolvimento dos estudantes no evento: “Me alegra ver como os alunos abraçam o evento. Não vamos desistir de pesquisar, de fazer os projetos de extensão. Que nós consigamos aplicar o que desenvolvemos na universidade para a comunidade externa”, disse ele.
O diretor do Campus da Unipampa de Sant’Ana do Livramento, Rafael Schimidt, enalteceu o envolvimento dos discentes na organização do evento e falou sobre a essência do 11º Siepe. “Ele é muito mais que um evento científico, o Siepe vai muito além disso, estamos numa Fronteira da Paz e estamos sintetizando o conhecimento e trazendo integração. Enquanto em outros países estão construindo muros e guerras, nós erguemos uma tenda para abrigar a cultura, o desenvolvimento, o ensino e a pesquisa”, disse ele.
A programação do primeiro dia do 11º Siepe encerrou com a Conferência Magna de Abertura intitulada “Implementação da Agenda 2030 e as Universidades”, ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Thiago Gehre Galvão. A atividade ocorreu no Parque Internacional, na noite dessa terça-feira, 22.
O docente explicou a proposta da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que traz 17 objetivos, 169 metas e 241 indicadores para o Desenvolvimento Sustentável. Galvão apresentou exemplos desenvolvidos na Universidade de Brasília como o Programa UnB 2030 de Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, que reúne todos os projetos e ações de extensão da universidade que têm relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O 11° Siepe continuou sua programação de oficinas. As atividades aconteceram no Parque Internacional, no campus da Unipampa de Sant’Ana do Livramento, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).
Já a quinta-feira (24) começou com a discussão sobre a extensão nos cursos de graduação. A palestra “A inserção da extensão no currículo e o engajamento estudantil” foi proferida pelas professoras Maria Inês Vitória e Eloisa Maria Wiebusch e ocorreu no Parque Internacional. A abertura da atividade foi realizada pela pró-reitora de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Amélia Bastos, que destacou que a instituição está recebendo a extensão por entender que a prática e a vivência na comunidade é a base para o aprendizado, para compreender a realidade e não só por ser uma determinação legal.
Para Rafael Schimidt, diretor da Unipampa em Livramento, o evento foi um sucesso mais uma vez: “Nós tivemos 3.393 inscritos. Dentre esses, 2.235 apresentaram trabalho, orais e posters. Além desses 3.393 inscritos, mais 500 pessoas da comunidade participaram das atividades culturais e palestras, ou seja, arredondando fica mais de 4 mil pessoas que prestigiaram as atividades do evento”.
Perguntado sobre qual seria sua avaliação sobre o evento, ele responde: “Muito positiva, cerca de 80% dos participantes vieram de fora da cidade e o evento transcorreu de maneira tranquila, muita infraestrutura envolvida e uma equipe organizacional de mais de 200 pessoas que garantiram o sucesso do evento. Valorizando a produção acadêmica das universidades e escolas aqui da fronteira e também teve um impacto para a comunidade local com a vinda de estudantes de fora, para a rede hoteleira, restaurantes esse impacto indireto acaba também movimentando o comércio local. Conversamos com os gerentes da rede hoteleira e foi destacada a ocupação de quase toda a rede, sendo que, nesta época é pouco provável a ocupação sem este tipo de evento.
Após três anos do Siepe aqui na fronteira, sua edição 2020 será realizada em Uruguaiana. Rafael destacou que em breve serão realizadas outras atividades interuniversidades como, por exemplo, os jogos universitários e pensando uma semana acadêmica integrada, envolvendo todas as Universidades de Livramento e Rivera.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e