sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

SUSEPE realiza apreensões na Penitenciária de Uruguaiana

As apreensões ocorreram no final da última semana
As apreensões ocorreram no final da última semana
Foto de Divulgação

No final da última semana, na quinta e na sexta-feira, dias 10 e 11, uma série de apreensões de materiais ilícitos foi realizada na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU).

Na sexta-feira, foi realizada uma operação para a manutenção da ordem e disciplina em duas celas da PMEU. A operação ocorreu após denúncias e de investigações do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) da 6ª Delegacia Penitenciária Regional.

A ação, que durou cerca de sete horas, apreendeu 19 facas artesanais, dez celulares, 11 baterias de telefone, um tijolo pequeno e 87 porções de substâncias semelhantes à maconha. Além disso, foram encontradas 15 porções de substância semelhantes à cocaína e 40 petecas de material semelhantes ao crack, uma serra, dois fones de ouvido e um gancho, que poderia ser usado para uma eventual fuga.

Participaram da operação 18 agentes do GOPE-6 e 20 agentes penitenciários da PMEU.

Já quinta-feira (10), após uma denúncia anônima de que uma mulher tentaria entrar na Penitenciária levando drogas, a direção da PMEU entrou em contato com a Brigada Militar, solicitando que uma guarnição policial se deslocasse até o local.

Ao entrar na casa prisional, a mulher se recusou a se submeter à revista corporal, sendo, então, impedida de fazer a visita, momento em que foi abordada pela Brigada Militar. Diante disso, confirmou a ilicitude e foi revistada por uma policial.

Foram apreendidos, com a visitante, dois invólucros pesando 54 gramas de maconha. A mulher foi encaminhada a uma delegacia de polícia, onde o flagrante foi lavrado.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos