Seminário Polícia Penal destaca a importância do trabalho do servidor penitenciário

Autoridades apontam que a aprovação da PEC da Polícia Penal fortalece a importância do servidor penitenciário
Autoridades apontam que a aprovação da PEC da Polícia Penal fortalece a importância do servidor penitenciário
Foto de Susepe/Divulgação

Nesta segunda-feira (14), o Seminário Polícia Penal reuniu servidores da Susepe para debater as mudanças relevantes no perfil do trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários no atual sistema penal, após a aprovação da PEC 372/17. A Proposta de Emenda Constitucional altera o artigo 144 da Constituição Federal, regularizando a atividade dos agentes penitenciários e criando a chamada Polícia Penal.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior, prestigiou o evento, apontando que o sistema prisional é um dos quatro eixos do RS Seguro, programa transversal e estruturante lançado pelo Governo em fevereiro, demonstrando a importância dada pela gestão ao sistema prisional.

O secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, disse que a aprovação da PEC, pela Câmara dos Deputados, em primeiro turno, apenas ratificou o que já é um fato concreto. “A excelência e a importância do trabalho de vocês nem precisaria de um papel ou um documento pra torná-la mais importante do que já é”, afirmou. O secretário também falou sobre a importância da existência de uma secretaria de Administração Penitenciária, para garantir uma visão estratégica de parte do governo sobre a importância do sistema prisional.

O superintendente adjunto da Susepe, Everson Munhós, enfatizou a importância da Polícia Penal para autenticar a identidade do servidor penitenciário como agente protagonista da segurança pública. O Diretor da ESP/Acadepen, Alexandre Bobadra, ressaltou também a importância da mobilização dos colegas demonstrando o fortalecimento da carreira de servidores penitenciários.

Também participaram das mesas durante o evento o presidente da AMAPERGS, Cláudio Fernandes, a Delegada da Polícia Civil e Diretora Geral da Acadepol, Elisângela Reghelin, e o deputado estadual, Tenente Coronel Zucco, e a vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia.

O evento ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado do RS.

Grupo Aplateia