ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

 Agronegócio- 81ª Expofeira de Livramento inicia no próximo final de semana

DCIM100MEDIADJI_0146.JPG

 

 De 11 a 20 de outubro, a tradicional feira exaltará a força do campo e da genética santanense

No ano em que celebra seus 100 anos, a Rural de Sant’Ana do Livramento está preparando uma extensa e variada programação para a 81ª EXPOFEIRA que ocorre no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, de 11 a 20 de outubro.

A EXPOFEIRA terá sua abertura oficial no dia 11 (sexta-feira), com um jantar no Centro de Eventos em comemoração ao centenário e onde serão apresentadas novidades e projetos da Associação e Sindicato Rural para os próximos anos. O evento comemorativo ao centenário terá música ao vivo e conta com convites à venda no valor de R$ 30,00 (jantar + água e refrigerante) na Secretaria da Rural.

Além dos 5 grandes remates que evidenciam as premiadas genéticas Hereford, Braford, Angus, Brangus e dos Cavalos Crioulos, uma agenda de atividades voltada para a especialização do meio rural foi montada com palestras e oficinas que envolvem temáticas sobre pecuária, produção, melhoramento genético, combate ao javali, além do Programa Capim-Annoni: Tolerância Zero. Sucesso na edição anterior, o Projeto ‘Um Dia da Estância’ este ano contará com mais um dia de atividades (dias 16, 17 e 18) e receberá alunos das escolas rurais com a realização de uma gincana alusiva aos 100 anos da Associação, com participação da Emater-RS. Já as crianças das escolas urbanas poderão conferir de perto o dia a dia do homem do campo. Outro destaque é o Programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural, um evento gratuito para os trabalhadores rurais que ocorre durante a manhã e tarde do feriado de 12 de outubro (sábado) e que contará com uma palestra sobre a importância de alguns cuidados com a saúde, além da realização de exames de saúde gratuitos, cuidados de beleza, almoço e atividades gratuitas para toda a família.

Foto – Marcelo Pinto

A programação também conta com os julgamentos das raças (Copa HB Sub-15 e Julgamento Angus e Brangus), o Concurso de Borregas, Morfologia dos Cavalos Crioulos, Julgamento do Gado Leiteiro, Paleteada realizada pelo Núcleo Santanense de Criadores de Cavalos Crioulos e o tradional Baile da Tradição, com realização do M. N. Coxilha de Santana.  A novidade desta edição é que, juntamente com a Associação Santanense de Ginetes Universitários, será realizada nos dias 12 e 13 a 1º etapa do Circuito Gaúcho de Rodeios Universitários.

Saúde do Homem e mulher rural

No feriado do dia 12 (sábado), ocorre o Programa Saúde Preventiva para o Homem e a Mulher Rural. Juntamente com o Senar-RS, a Associação Rural irá oferecer atividades para a família dos trabalhadores rurais. As atividades iniciam às 9h com uma palestra de conscientização sobre saúde e, logo após, serão realizados exames médicos gratuitos (papanicolau, PSA, pressão arterial, glicose, entre outros), com o apoio do Curso de Enfermagem do Senac. O Sesc também estará presente com os profissionais: Médico Clínico Geral, Nutricionista e Psicólogo.

O público também poderá desfrutar de serviços gratuitos de beleza: para os homens, a equipe da Barbearia Uau estará realizando cortes de cabelo e barba. Para as mulheres, cortes de cabelo e manicure, em parceria com o Curso de Cabeleireiro da Escola Exattus. O evento finaliza com um almoço gratuito para todos os participantes. Para participar, basta se inscrever pelo telefone 3242.1204.

81ª Expofeira de Sant’Ana do Livramento: de 11 a 20 de outubro, uma programação

com diversas atividades para todos os públicos!

Dentro da programação da 81ª Expofeira acontecerá no 20 de Outubro as tradicionais Paleteadas do Cavalo Crioulo

 

? Dia 11, 20h: Jantar de 100 anos da Rural e Evento de Abertura (entradas à venda no Sindicato Rural – R$ 30,00)

 

? Dia 12:

9h: Programa Saúde Preventiva do homem e da mulher rural – Evento Gratuito – palestra, exames gratuitos, almoço e atividades para toda a família

14h: 1ª Etapa do Circuito Gaúcho de Rodeio Universitário

 

? Dia 13:

9h: Copa HB Sub 15

14h: 1ª Etapa do Circuito Gaúcho de Rodeio Universitário

 

? Dia 14:

20h: Remate Carcávio

 

? Dia 15:

Das 8h30m às 18h: Painel de Produção – 6 palestras sobre sanidade, produção e melhoramento genético

20h: Remate Bela Vista

 

? Dia 16:

13h30: Programa Capim-Annoni: Tolerância Zero

15h: Projeto ‘Um Dia na Estância’ – visita das escolas

 

? Dia 17:

14h: Oficina temática: Mitigação de danos do javali e porcos asselvajados

15h: Projeto ‘Um Dia na Estância’ – visita das escolas

20h: Remate Parceria Genética

 

? Dia 18:

9h: Julgamento Angus e Brangus

10h: Concurso de Trio de Borregas

15h: Concentração de Machos – Cavalo Crioulo

15h: Projeto ‘Um Dia na Estância’ – visita das escolas

19h: Palestra com Mauro Ferreira, titular da Cabanha Macanudo

20h: Remate Touros da Fronteira

 

? Dia 19:

8h: Morfologia – Cavalo Crioulo

Comercialização nos bretes – Ovinos

10h: Julgamento Gado Leiteiro

20h: Remate Barbela de Ouro

23h: Baile da Tradição (entradas à venda no M.N. Coxilha de Santana)

 

? Dia 20:

8h: Paleteada – Cavalo Crioulo

Fotos Marcelo Pinto