qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Semana Farroupilha é aberta oficialmente

Foi com emoção, apesar do atraso a partir do horário previsto, que mais uma Semana Farroupilha foi oficialmente aberta em Sant´Ana do Livramento. A cidade, considerada a mais tradicional do Rio Grande do Sul, tem na sua Semana Farroupilha o ponto mais alto do culto às tradições com uma significativa quantidade de entidades que fazem questão de manter uma intensa programação para os próximos dias. Passava das h da manhã deste sábado quando a chama finalmente chegou na Praça General Osório trazida pelo Grupo Santanense de Cavalgadas e que todos os anos tem a missão de colher e distribuir aos santanenses uma centelha da chama que nunca se apaga. Com emoção, olhos marejados, muitos aplausos, a chama foi apresentada à comunidade que esperava com expectativa pelo ponto mais alto da celebração. Em seu discurso, o presidente da comissão organizadora da Semana Farroupilha em Livramento fez questão de destacar o apoio recebido pelas entidades participantes e desejou uma tranquila e festiva época aos participantes.

Escolhido para ser o primeiro patrono da Semana Farroupilha em Livramento no ano em que os festejos homenageiam Paixão Côrtes, o tradicionalista Velocínio Silveira, popularmente conhecido como Lenço Branco, disse que este é o momento máximo e mágico que todos os gaúchos esperam e que, por isso, deve ser sim cada vez mais celebrado e lembrado em honra e memória a todos os homens e mulheres que tombaram e deram seu sangue em prol da liberdade e da democracia durante a Revolução Farroupilha. Logo após os discursos, o patrono da Semana Farroupilha juntamente com o presidente do Grupo Santanense de Cavalgadas e o presidente da comissão organizadora, entregaram para cada entidade as centelhas da chama que agora, até o próximo dia , deverão iluminar os candeeiros dos galpões, fogões, piquetes e C.T.G’s espalhados por toda a cidade.

Fotos – Matias Moura/AP

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos