sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Vereadora propõe projeto para disponibilizar bíblia durante as sessões

RODRIGO EVALDT | [email protected]

A vereadora Marcia da Rosa (PSB) protocolou um projeto que divide opiniões: trata-se de uma mudança no Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento que tratará sobre a obrigatoriedade de se ter, durante as sessões legislativas, uma bíblia à disposição de quem estiver no plenário.

“A Bíblia Sagrada deverá permanecer em plenário durante todo o tempo das Sessões, sejam elas Ordinárias, Extraordinárias ou Solenes, sobre local a ser designado, com visibilidade para todo o plenário, a disposição de quem dela quiser fazer uso”, diz o texto que a vereadora propõe que seja acrescentado em um parágrafo do Artigo 1º do Regimento Interno.

Apesar de ser um tema que divide opiniões, o projeto protocolado na Câmara já coleciona – além da assinatura da proponente – outras seis assinaturas de parlamentares.

Na justificativa a vereadora afirmou que o seu projeto tem como base a indiscutível liberdade religiosa “que deve pautar as normas legais das sociedades modernas, inclusive a tolerância do ateísmo”, mas que não se pode “confundir tolerância com consentimento” e, por isso fez a propositura.

Marcia anexou ainda reportagens de outros parlamentos nos quais também foram implementadas medidas semelhantes.

Na sessão ordinária desta terça-feira (10), o presidente da Câmara, vereador Mauricio Galo Del Fabro (PSDB), acolheu pedido verbal feito pelo vereador Dagberto Reis (PT) para que o projeto receba análise e parecer do Procurador Jurídico da Casa, Christiano Fagundes, antes de continuar sua tramitação regimental. Como o Procurador se encontra em férias, o projeto somente deverá voltar à pauta dos trabalhos após o próximo dia 16 de setembro.

Depois do parecer, se a matéria for julgada inconstitucional, será arquivada, ainda assim a vereadora poderá recorrer. Se for julgada constitucional, a matéria seguirá para uma comissão especial onde deve ser discutida.

Um lugar de paz

De repente, coisa de amigos que se querem bem, embora não nos víssemos, faz bastante tempo, nos demos conta que estávamos conversando fiado a mais de duas horas. Falamos de tudo. Não, não brigamos nem batemos boca, muito menos impomos nosso ponto de vista. De um lado o Ziad, médico, filho de Santana do Livramento, vizinho, por uma linha qualquer

Senac Santana do Livramento

Comece sua trajetória profissional com o curso Preparando-se para o Primeiro Emprego

Resumo de sexta-feira – 04/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – PF e Cade vão investigar preço da gasolina. Valor disparou no DF   O ESTADO DE S. PAULO – Alcolumbre quer impor limite para partidos irem ao STF contra o Congresso   O GLOBO – IA barateia, agiliza e expande guerra política nas redes   FOLHA