FBI procura no Brasil suspeito de integrar a rede terrorista Al-Qaeda

Nesta segunda-feira (12), o FBI, equivalente à Polícia Federal norte-americana, divulgou que um dos suspeitos de terrorismo mais procurados do mundo está no Brasil. De acordo com a autoridade policial,  Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim nasceu no Egito, em 1977, e teria sido “agente e facilitador” da rede terrorista Al-Qaeda, planejando ataques contra os Estados Unidos e fornecendo apoio material.

De acordo com o FBI, o objetivo é deter Ibrahim para interrogatório. O órgão acrescenta que ele deve ser considerado “armado e perigoso”. Os ministérios brasileiros da Justiça e das Relações Exteriores divulgaram nota afirmando que Ibrahim ingressou no país em 2018 e está em “condição migratória regular”.

“O governo brasileiro está aberto a cooperar com as autoridades norte-americanas no que for solicitado, nos termos de nossa legislação, e está acompanhando o caso”, diz o comunicado.

FBI e autoridades brasileiras não deram mais detalhes sobre o suposto envolvimento de Mohamed Ibrahim em atividades terroristas.

A rede terrorista Al-Qaeda se tornou mundialmente conhecida em 2001, quando Osama bin Laden planejou ataques contra o World Trade Center, em Nova York. Embora as atividades do grupo tenham sido enfraquecidas desde a morte de Bin Laden, em maio de 2011, a organização ainda aparece entre autoridades internacionais como uma das mais perigosas do mundo.

fonte : Gaucha

Grupo Aplateia