sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Pesquisadores conseguem burlar a segurança do Face ID do iPhone com óculos

Na última semana, pesquisadores da área de segurança demonstraram uma forma simples de burlar a identificação facial do iPhone com óculos modificados, superando facilmente o sistema biométrico. No entanto, segundo a equipe de pesquisa da Tencent, responsável pela ação, a técnica só funciona se os óculos forem colocados em uma pessoa inconsciente. A apresentação foi feita durante a conferência de segurança da Black Hat, nos Estados Unidos.

Aparentemente, para burlar o protocolo de segurança da Apple é necessário apenas colocar óculos modificados com um pedaço de fita nas lentes no rosto de uma pessoa desacordada. Fita preta com tiras menores brancas permitem o desbloqueio e o acesso ao iPhone da vítima.

A falha do sistema

O time de pesquisadores explicou que a sua técnica de desvio biométrico inclui o “hackeamento” de uma função de detecção de vivacidade do sistema, capaz de distinguir características humanas reais e falsas. O recurso monitora distorção de resposta, ruídos de fundo e desfoque.

O sistema do Face ID funciona de forma diferente ao detectar a presença de óculos, não extraindo as informações da região dos olhos. Caso a pessoa esteja consciente, o reconhecimento facial detectará isso e não desbloqueará o iPhone, então os óculos enganam esse recurso de atenção do dispositivo.

O objetivo da demonstração, segundo os pesquisadores, era apresentar as deficiências do sistema de segurança. De acordo com eles, “com o vazamento de dados biométricos e o aprimoramento da capacidade de fraudar a segurança, a detecção de vivacidade se tornou o calcanhar de Aquiles da autenticação biométrica”.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores contornaram o Face ID da Apple para desbloqueio de iPhones. Em 2017, uma empresa de segurança do Vietnã divulgou imagens que mostravam o desbloqueio do sistema biométrico do iPhone X utilizando uma máscara.

Fonte TecMundo

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos