qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Justiça determina que policiais civis do RS só podem atuar com coletes à prova de balas dentro da validade

Sindicato da categoria ingressou com pedido, apontando que agentes têm realizado diligências e operações com equipamento fora do prazo de validade, o que os põe em risco. Decisão é liminar

A Justiça de Porto Alegre determinou, em decisão liminar, que os policiais civis só podem atuar em operações ou diligências utilizando coletes à prova de balas dentro da validade. O despacho, de autoria da juíza Marilei Lacerda Menna, foi publicado na última sexta-feira (2), e divulgado na segunda-feira (5) pela Ugeirm, sindicato que representa a categoria.

A entidade ingressou com o pedido apontando que a data de validade não tem sido observada. “Ele perde boa parte da proteção que pode oferecer. Um policial com colete vencido e sem o colete são coisas diferentes, mas o fato é que existe o prazo, e vencido esse prazo, o policial está sujeito a ser atingido por um tiro”, observa o vice-presidente da Ugeirm, Fábio Castro.

Conforme ele, os próprios agentes vêm demandando a medida junto ao sindicato. Na decisão, a juíza também afasta a possibilidade de punição caso o policial se recuse a atuar em alguma atividade se o colete fornecido a ele estiver vencido.

“Por certo que tal instrumento deve estar em perfeitas condições de uso, entende-se: dentro do prazo de validade. Não o fazendo o ente público descumpre norma legal o que vai de encontro com o nosso ordenamento jurídico”, afirma, no texto.

A compra de novos coletes é uma das possibilidades do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS), que permite a doação por empresários que tenham dívidas de ICMS junto ao estado, para a segurança pública. O site da iniciativa foi lançado nesta segunda-feira (5).

Fonte G1 RS

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.