2ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa começa dia 1º/8, em Bagé

Começa na quinta-feira (1°/8), em Bagé, a 2ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa. O evento, que termina no sábado (4/8), ocorre no Centro Cultural Auxiliadora, das 14h às 22h.

O evento é uma promoção da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), em parceria com a prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao todo, 74 artesãos, de 20 municípios, irão expor e comercializar seus produtos na feira. De acordo com a coordenadora do PGA, Marlene Garcia, haverá grande diversidade de peças de couro e de tecelagem na feira. Outro destaque, segundo o coordenador da Agência FGTAS/Sine de Bagé, Marcelo Nalério, serão os produtos típicos do Pampa, que utilizam técnicas com lã e madeira.

A região de abrangência da feira, que envolve os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, conta com 1.111 artesãos cadastrados no PGA. Desse total, 71,3% são mulheres e 53,8% auferem renda de até três salários mínimos com artesanato.

Desenvolvido pela FGTAS, o PGA incentiva a profissionalização e a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Postado por Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com

Grupo Aplateia