sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Novos coordenadores regionais de Defesa Civil começam a atuar

Servidores tiveram treinamento sobre gestão de riscos de desastres, critérios para decretação de emergência, entre outros temas – Foto: Gabriel Piscinatto / Ascom Defesa Civil

Novos servidores estão à frente das Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC), divididas em nove regiões do Estado.

Eles irão atuar nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução de cenários em desastres naturais ou provocados pelo homem.

Em conjunto com as coordenadorias municipais de Defesa Civil, terão também a missão de identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando à qualidade de vida da população.

Na segunda-feira (22/7), na sede da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, em Porto Alegre, a Defesa Civil do Estado promoveu um treinamento de nivelamento para os novos coordenadores regionais. O encontro reuniu cerca de 20 integrantes da pasta.

Durante dois turnos, os servidores, que passaram a atuar no dia seguinte, terça-feira (23/7), receberam informações sobre a estrutura da Defesa Civil estadual, noções de gestão de riscos de desastres, plano de contingência, procedimentos e critérios para decretação de situação de emergência, orientações sobre o preenchimento correto de documentos e os requisitos necessários para aquisição de itens de ajuda humanitária.

CREPDEC 1
Novos servidores também terão a missão de identificar vulnerabilidades e propor medidas de proteção e contingenciamento – Foto: Gabriel Piscinatto / Ascom Defesa Civil

Veja quem está à frente das Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC): 
CREPDEC 1 – Metropolitana
Coordenador: major Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior

CREPDEC 2 – Passo Fundo
Coordenador: major Ricardo Mattei Santos

CREPDEC 3 – Santa Maria
Coordenador: tenente-coronel Jacob Aristeu Pinton

CREPDEC 4 – Pelotas
Coordenador tenente-coronel Leonardo Nunes

CREPDEC 5 – Santo Ângelo
Coordenador: major Paulo Kunkel

CREPDEC 6 – Uruguaiana
Coordenador: major Rinaldo da Silva Castro

CREPDEC 7 – Frederico Westphalen
Coordenador: major Alexandre Moreira Pereira

CREPDEC 8 – Lajeado
Coordenador: tenente-coronel Jorge Halen Fernandes Menezes

CREPDEC 9 – Caxias do Sul
Coordenador: major Sandro Carlos Gonçalves da Silva

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,