sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Comissão de Ovinocultura da Farsul se reúne em Livramento na próxima semana

O objetivo da reunião, que irá acontecer no dia 25 de julho na Rural, às 14 horas, tratará sobre a campanha de erradicação da mosca da bicheira e outros temas relativos à produção de ovinos

A Associação e Sindicato Rural de Santana do Livramento receberá, na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 14 horas, uma reunião da Comissão de Ovinocultura da Farsul. Na pauta serão abordados diversos assuntos referentes ao desenvolvimento desta cadeia produtiva e são esperados todos os representantes de sindicatos rurais que possuem representação na comissão.
Segundo o vice-presidente da Rural e presidente da Associação Santanense de Ovinocultores, Jair Menezes, um dos principais temas que serão tratados é a questão do lançamento de uma campanha que visa a erradicação da mosca da bicheira que é responsável por inúmeros prejuízos aos produtores. A ideia é discutir alternativa e traçar metas para um combate mais eficaz e que venha diminuir os danos causados à ovinocultura. “Nós sabemos que é algo muito difícil esse combate. Mas, juntamente com nossos irmãos uruguaios, principalmente aqui de Rivera, tenho certeza que podemos desenvolver ações bastante eficazes. Já existem estudos, inclusive em laboratório, para a erradicação dessa mosca. E nesta reunião iremos debater esse assunto “, disse o zootecnista Jair Menezes.
O foco da comissão de ovinos da Farsul é colaborar no desenvolvimento da ovinocultura como negócio. E para isso, está trabalhando na divulgação do aprimoramento técnico por meio do In-Ovinos.
A proposta é de levar informação aos produtores por meio dos representantes dos sindicatos que compõe a comissão. “O In-Ovinos seria essa informação técnica de acordo com o momento do ciclo anual da ovinocultura. Assim, conseguimos levar ao produtor vários cuidados para que ele melhore suas taxas de produção”, explica o coordenador da comissão, André Camozzato.
A ideia é de que o produtor receba a informação de acordo com o que ele está vivenciando na propriedade, “não adianta falar de coisas que vão acontecer em março se ele está em julho ou no pré-parto”, comenta Camozzato. Assim, a cada reunião um técnico é convidado a palestrar. O material apresentado é disponibilizado para que possa circular entre os produtores.
Por trás dos encontros e palestras está a meta de viabilizar economicamente a ovinocultura. Conforme Camozzato, nos levantamentos que mostram dados como potencialidades, sistemas de produção e diferenças de produtividade da última década raramente aparece a ovinocultura. “O nosso desafio de trabalho é transformar a ovinocultura num negócio, passar por torná-la um sistema de maior produção e de maior impacto econômico nas propriedades”, constata.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos