sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Eduardo Leite assina decreto que cria novos batalhões de choque no interior do RS

Pelotas, no Sul do estado, e Caxias do Sul, na Serra, vão receber novos batalhões com 110 policiais cada. Outros dois decretos que envolvem a área da segurança foram assinados nesta segunda-feira (15).

Um decreto assinado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, na manhã desta segunda-feira (15) estabelece a criação de dois Batalhões de Choque no interior do estado. Um deles será instalado na cidade de Pelotas, na Região Sul, e o outro, em Caxias do Sul, na Serra. Cada um contará com 110 policiais.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa para falar sobre as ações dos primeiros 120 dias do programa RS Seguro. As novas unidades devem começar a funcionar a partir de agosto de 2019, com a formatura de novos PMs.

Elas se somam aos pelotões já existentes em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, que também devem ter os efetivos reforçados.

“Os novos dois mil policiais militares que nós vamos incorporar no mês de agosto ao nosso efetivo, nós vamos estabelecer uma política de número mínimo de policiais nas cidades, para garantir que municípios menores tenham o mínimo de policiais militares”, garantiu o governador.

Entre os objetivos principais, está o combate a furtos e roubos a bancos em pequenas cidades.

“Em função de crimes que estamos observando, como os de assalto a banco. Não tenho dúvidas de que isso vai reforçar muito a capacidade da nossa polícia de dar resposta a eventos criminosos”, afirmou Leite.

Implantação de Áreas Integradas de Segurança Pública

Mapa das AISP’s em Canoas — Foto: Reprodução

Mapa das AISP’s em Canoas — Foto: Reprodução

Canoas será o primeiro dos 18 municípios elencados pelo governo do estado a implantar as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP’s). O objetivo é dividir o território do município em regiões e integrar o trabalho da Brigada Militar e da Polícia Civil nesses locais. Esse foi o terceiro decreto assinado nesta segunda-feira.

Até o fim de 2020, o programa deve estar em funcionamento nas outras 17 cidades. Veja os municípios e o cronograma do governo abaixo.

O território de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, será recortado em quatro áreas, divididas verticalmente pela BR-116 e, horizontalmente, por uma linha que segue o curso da Avenida Santos Ferreira, iniciando no limite com Cachoeirinha, até o fim da Rua da Barca, na saída para a BR-448.

A área que compreende o Centro e os bairros Mathias Velho, Harmonia e Industrial, por exemplo, ficaram sob cobertura da 1ª Delegacia de Polícia e da 1ª Cia do 15º Batalhão de Polícia Militar, em ação integrada. A ideia é facilitar a troca de informações entre delegacias de polícia e batalhões.

Cronograma de implantação das AISP’s

2º semestre/2019 Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo
1º semestre/2020 Alvorada, Cachoeirinha, Passo Fundo, Rio Grande, Tramandaí, Viamão
2º semestre/2020 Guaíba, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria

Na mesma ocasião, outro decreto foi assinado pelo governador. Esse prevê a criação da Divisão de Combate à Corrupção dentro do Departamento Estadual de Investigação Criminais (Deic) da Polícia Civil gaúcha. A demanda, que já figurava no planejamento do estado, acabou partindo também do Ministério da Justiça.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos