Aeronave que fará voos entre Livramento/ Porto Alegre é uma das mais seguras do mundo afirma piloto

 

O Jornal A Plateia conversou, com exclusividade, com piloto e co-piloto do mesmo modelo de avião que, a partir de setembro, será responsável pelas viagem aéreas na Fronteira. Segundo o piloto, modelo da aeronave é utilizado inclusive pelo governo americano

Agora é oficial. A partir de setembro, finalmente, os voos regionais irão acontecer em Sant’Ana do Livramento com destino da capital dos gaúchos partindo do aeroporto de Rivera. A informação foi divulgada de forma oficial na manhã desta sexta-feira (12) durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores do município.

Os voos serão diários. A linha que fará a ligação entre as cidades terá saída às 12h55min de Porto Alegre com destino a Livramento. Já o voo de Livramento para Porto Alegre saíra às 14h50min, com duração de aproximadamente 1h40min.

O modelo de aeronave que será utilizado na linha área será o Cesssna Caravan que é um dos poucos aviões que pode alcançar os mais distantes rincões do Brasil. Foi adotado no transporte executivo, táxi aéreo, e até mesmo em linhas comerciais regulares, como será o caso em Livramento. As aeronaves pertencem à empresa Two Flex e cada avião tem capacidade para nove passageiros, além de piloto e co-piloto.

Por dentro da aeronave

Piloto da empresa Emílio Netto, natural da cidade de Bagé, abriu as portas da aeronave para a reportagem do Jornal A Plateia: Matias Moura/AP

A reportagem do Jornal A Plateia esteve nesta sexta-feira (12), no campo de aviação da Fazenda Paz onde uma aeronave, que trouxe participantes da audiência pública, estava pousada e na oportunidade conversamos como piloto Emílio Netto e a co-piloto Karen Fagundes. Com vários anos de experiência na aviação regional, Emílio garante que o modelo bimotor Caravan é uma das aeronaves mais seguras do mundo. Com assentos de couro, ar condicionado, espaço amplo para bagagem e tecnologia de ponta, a aeronave tem autonomia de voo de até 5 horas de voo contínuo, mais combustível reserva, painel de controle digital e analógico, instrumentalização, cartas aéreas entre outros recursos.

Segundo o piloto, que é natural da cidade de Bagé, o voo entre Santana do Livramento tem previsão de duração de aproximadamente de 1h30 minutos.

Fotos e texto: Matias Moura

Grupo Aplateia