seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Região receberá novos Policiais Civis

Nesta semana, o Governador do Estado realizou a cerimônia de posse de 412 agentes policiais que concluíram o Curso de Formação Profissional de Escrivães e Inspetores de Polícia na Academia de Polícia Civil

Na terça-feira, dia 9 de julho, no auditório do Palácio da Polícia, em Porto Alegre, ocorreu a cerimônia de posse dos 412 agentes policiais que concluíram o Curso de Formação Profissional de Escrivães e Inspetores de Polícia na Academia de Polícia Civil. A solenidade contou com a presença da Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, do Subchefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes e da Diretora-Geral da Acadepol, delegada Elisângela Melo Reghelin.
A posse dos inspetores ocorreu pela manhã, enquanto que a posse dos escrivães aconteceu no período da tarde. No dia anterior, o Governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou a nomeação dos 412 agentes formados na 52ª e 53ª turmas de inspetores e escrivães, respectivamente, durante a solenidade de formatura realizada na Casa de Música da Ospa.
O concurso contou com um total de 44.238 candidatos inscritos para ocuparem 1.200 vagas oferecidas, 600 para cada cargo, tendo sido convocados para cursar a Acadepol os 431 primeiros colocados, sendo o maior concurso da Polícia Civil nos últimos anos pela relação candidato/vaga.
A destinação dos novos agentes atende todas as regiões do Estado do RS, conforme diagnóstico do Programa RS Seguro sobre a carência de efetivo e a criminalidade. Os novos agentes estarão aptos a exercerem suas atividades na primeira quinzena de julho.
Para a Delegada da 12ª Regional da Polícia Civil Ana Luiz Tarouco, a notícia vem em boa hora pois o números de policiais civis no estado está bastante defasado e há mais de 30 anos não havia um número tão baixo de agentes. “É uma notícia muito boa. Mas ainda não é um número necessário. Aqui para a região, entre novos policiais e remoções que é quando entra um policial novo, os mais antigos têm a opção se realocar por uma questão de justiça e de direito, nós iremos receber entre policiais de outras regiões que irão vir para cá e policiais novos, se tudo se confirmar, sete novos agentes. Desses, quatro ou cinco irão ficar em Rosário do Sul, porque é a cidade da região com a maior demanda, tendo em vista o número de aposentadorias que se verificou no último ano. Esse ainda é número bastante baixo porque, infelizmente, nós tivemos um número maior de aposentadoria do que aporte de novos policiais. Mas isso é uma realidade em todo o Estado e esperamos que esses policiais tragam o seu conhecimento para a região e um “sangue novo” para enfrentar a nossa luta diária contra a criminalidade” encerrou.
A delegada disse ainda que seguirá pleiteando a vinda de novos policiais para a região e que já no início do ano que vem uma nova turma irá iniciar, proporcionando assim a formação de novos agentes.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem