sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Polícia Civil lança o programa Galera do Bem

O programa tem por objetivo qualificar o líder de cada turma na mediação de conflitos

Na última quinta-feira (11), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Élbio Silveira Gonçalves, iniciou-se o programa Galera do Bem. O programa faz parte do projeto Mediar, que tem por objetivo habilitar o aluno, líder de turma que é escolhido pelos colegas, a ser o mediador de conflitos na escola, sendo uma referência entre seus colegas na mediação dos conflitos escolares.
O programa pretende se estender para outras escolas do município, como conta Moisés Lopes, secretário do programa Mediar RS: “O programa, faz parte da justiça restaurativa, proporcionando as partes que estão em conflito a possibilidade de restaurar suas relações através do diálogo. Foi solicitado pela coordenadoria regional de ensino (CRE), que nós aplicássemos em sala de aula, então como não temos este alcance de estar presente em todas as salas de aula, decidimos capacitar os líderes de turmas e educadores a realizarem a mediação em sala de aula. Porque o líder de turma é o tipo de sujeito que, desde pequeno, é um sujeito proativo, além dos afazeres normais, ainda auxilia o professor a distribuir tarefas e funções, por isso reconhecemos neste tipo de individuo a importância e potencial para mediar”, conta.
Este projeto está em andamento desde 2016, com coordenação estadual da delegada Sabrina Defendi, e em Livramento o trabalho se desenvolve com a delegada Giovana Muller e a escrivã de polícia, Flora.
Flora, escrivã de policia civil, destaca a importância deste programa: “A escola Dr. Élbio foi a primeira escola a receber nosso colega Moisés, que veio diretamente de Porto Alegre para ministrar esta palestra. Iniciamos a instituir nas escolas partindo desta, esperamos aumentar mais o leque escolar abrangido pelo projeto”, disse.
Para Daniela, diretora da escola, o projeto irá beneficiar o ambiente escolar: “É muito importante resgatar alguns valores na escola, mais precisamente com a convivência dos alunos, suas diferenças e proporcionar um bom convívio entre todos na escola. Eu como gestora fico muito feliz em ver a nossa escola ser escolhida para sediar a primeira palestra, e com certeza este tipo de atividade é uma forma de propagar coisas boas dos nossos alunos e com total convicção irá se refletir em nossa comunidade”, contou.
A escola Dr. Élbio foi a pioneira no projeto em Sant’Ana do Livramento. O objetivo da Polícia Civil é implantar este projeto em várias outras instituições de ensino no município.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,