Juremir Machado é homenageado na Assembleia Legislativa

Jornalista recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha

Juremir Machado e deputado Jeferson Fernandes (PT) – Celso Bender

Na tarde do último dia 10, o deputado Jeferson Fernandes (PT) ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária, realizada na Assembleia Legislativa (AL-RS), para homenagear o jornalista do Grupo Record, santanense Juremir Machado da Silva. Na oportunidade, o político destacou que o comunicador é uma pessoa comprometida com os princípios da civilidade e humanidade, e afirmou que “em tempos de revisionismos absurdos, em que parte da população se fez representar por quem idolatra a própria ignorância e fez da desinformação arma carregada a disparar em mãos inábeis, informar, ensinar e cobrar o respeito a valores e à civilidade pode parecer tarefa revolucionária, mas nada mais é do que o exercício diário do jornalismo”.

Segundo Jeferson Fernandes, Juremir representa o contraponto, o sarcasmo, o cara a cara, a boa informação e a capacidade ímpar de associar fatos, compreender a realidade e chamar à responsabilidade aqueles que têm o poder representativo para manter ou alterar uma situação. Por fim, foi destacado que a homenagem não estava sendo realizada a nem um santo ou anjo, e sim a um profissional com opinião formada e comprometido em ajudar a sociedade. Outra homenagem feita na sessão plenária foi ao também jornalista Paulo Henrique Amorim, falecido na manhã de ontem. “Juremir e Amorim são dois grandes nomes do jornalismo brasileiro, que têm em comum a coragem”, finalizou o deputado.

Graduado pela PUC e doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, Juremir escreve uma coluna diária no Correio do Povo, coordena o Caderno de Sábado e mantém um blog no mesmo jornal. Ao lado de Taline Oppitz, o jornalista também apresenta o programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba e por vezes participa de outras atrações da emissora, tais como Ganhando o Jogo, Direto ao Ponto e Guaíba News. É também professor do curso de Jornalismo da PUC e faz parte do conselho editorial das revisas internacionais Societés, Hermès e Esprit Critique.

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário