sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

BM lança operação Avante Rural na próxima semana

Operação com foco nos crimes rurais e abigeato será lançada na próxima terça-feira (16/07), às 16 horas, na Rural de Livramento

Aos poucos, uma das grandes dores de cabeça dos produtores rurais do Rio Grande do Sul começa a ser aliviada. O furto de gado das propriedades segue caindo. Dados da Secretaria de Segurança do Estado do primeiro semestre de 2019 mostram que as ocorrências de abigeato caíram quase 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. E tem sido assim desde 2016, quando foi formada a força-tarefa para investigação de crimes rurais.
Buscando promover e garantir a segurança do homem do campo, a Brigada Militar anunciou mais uma etapa da Operação Avante Rural que se realizará em toda a região da campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul a partir da próxima semana.

Com o objetivo principal de combater o abigeato em nossa região e diminuir a ocorrência de crimes transfronteiriços, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste estará lançando, no Sindicato Rural de Livramento, na próxima terça-feira (16), às 16 horas, a Operação Avante Rural.

Para o comandante do CRPO-FronteiraOeste, Coronel Pedro Marom Burgel, esta será mais uma oportunidade da Brigada Militar de se aproximar ainda mais da comunidade, principalmente para os moradores do meio rural que são mais suscetíveis a sofrerem com a ação da criminalidade. Comprovadamente por meio de dados adquiridos por registros de ocorrência, de operações e apreensões, o maior problema dos moradores da região da Campanha e Fronteira Oeste é o abigeato, com quadrilhas cada vez mais especializadas na prática deste tipo de delito. “Segundo o mapa de calor que nós temos, por meio da ferramenta Avante, a região que compreende os municípios do 2º RPmon, incluindo Livramento, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel, Santa Margarida e Caçapava do Sul, nós vemos que os seis pontos críticos do abigeato no Estado estão dentro dessa área. E este é um esforço não somente da Brigada Militar, mas de todas as forças policiais contando com o apoio da Polícia Civil, Policia de Rivera, Exército, PF, PRF para a diminuição desses índices em nossa região. Até pela questão da fronteira seca onde ora estamos no Brasil, ora no Uruguai. E nós temos vilas, também, que fazem parte dos dois países. Então, essa cooperação é muito importante. Outra questão é que nós temos os dois maiores município em extensão do estado, Livramento e Alegrete, e também temos a maior área de pecuária do Rio Grande do Sul. Então, nós temos uma área potencializada para este tipo de prática. E, se nós formos olhar na área do 2º regimento, no primeiro semestre, nós temos cerca de 300 registros de ocorrência, não levando em conta a cifra do não registro que é bastante expressiva também” disse.
O comandante destaca que dentro das ações programadas no período da operação Avante estão o reforço no patrulhamento de estradas, abordagens, barreiras e operações pontuais conforme a demanda for surgindo.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,