Associação Rural de Livramento completa 100 anos

Fundada em 19 de julho de 1919, com o nome de Sociedade Agropecuária de Sant’Ana do Livramento, a Associação Rural conta com uma longa história que se funde a do município que completa neste mês 196 anos.

Com 100 anos de atividades ininterruptas, esteve sempre acompanhando as mudanças do panorama agropecuário santanense. Já em maio de 1968, visando adaptar-se aos novos tempos, a Associação uniu-se à criação do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento.
Para movimentar a economia do município, assim como valorizar o trabalho das estâncias e cabanhas locais, em 1938 organizou a primeira Expofeira. Hoje, após 80 edições – e já preparando-se para a 81ª, que ocorre em outubro deste ano, este é, hoje, um evento tradicional e de abrangência nacional, comercializando animais para todo o Estado e também para diversas regiões do Brasil, e está entre as feiras de maior faturamento em vendas de animais do estado.
Segundo o presidente, Luis Carlos D’Auria Nunes, é preciso ter uma certa prudência nas ações. “Estar presidindo uma associação no ano do seu centenário é uma responsabilidade enorme. E, em tempos de mudanças e reestruturação financeira, é algo maior ainda. Mas, tanto eu como toda a Diretoria que trabalha junto comigo, estamos fazendo o possível para seguir os passos dos pioneiros que fizeram parte desta entidade e também deixar a nossa marca de trabalho”, comenta.
Apesar de ser uma data comemorativa e um marco na história da Associação Rural, a Diretoria atual está bem focada no futuro da entidade. “Em breve lançaremos novos projetos que estamos desenvolvendo: um deles tem o objetivo de modernizar em termos tecnológicos e, desta maneira, prestar mais um serviço aos nossos associados. Já o outro projeto trará aporte financeiro para a entidade com o intuito de permitir que ela consiga sobreviver pelos seus próprios meios, assim como trará altos investimentos para o nosso município”, explica Luis Carlos. Apesar de o aniversário ser na próxima sexta-feira (19), a festa alusiva aos 100 anos, juntamente com o lançamento dos novos projetos, será no dia 11 de outubro durante a abertura da 81ª Expofeira.
A atual diretoria da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, para a gestão 2018-2021 é composta por: Luis Carlos D’Auria Nunes presidente, Jair Menezes (1º vice-Presidente), Lourenço Rolim Acauan (2º vice-Presidente), Eduardo Soares (1º Secretário), Diva Maria Silveira (2ª Secretária), José Dilney da Silva Soares (1º Tesoureiro) e Luigy Lopes Rodrigues (2º Tesoureiro).

Grupo Aplateia