qui, 18 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

As dificuldades de quem procura emprego

Segundo último levantamento, município tem 11% de desempregados

A crise que assolou o Brasil nos últimos anos ainda deixa marcas. No município, segundo o último levantamento realizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), o mês de abril mostrou que o município possui 11% de desempregados.
Além do encaminhamento de mão de obra, realizando a intermediação entre o empregado e o empregador, o Sine dispõe de outras atribuições, como encaminhamento do seguro-desemprego, válido para pessoas que foram demitidas sem justa causa e somando mais de um ano de carteira, confecção de carteira de trabalho, jovem a partir dos 14 anos já podem solicitar, sendo necessário somente levar cópia de certidão de nascimento, RG e comprovante de residência.
Para o coordenador do Sine, as vagas ficam mais escassas neste período do ano: “Estamos sofrendo, neste mês, como normalmente acontece nos últimos anos. Infelizmente, neste período a procura das empresas aos nossos serviços diminui, iniciamos com poucas vagas, sempre neste período organizamos um ônibus para os trabalhadores que irão fornecer seus serviços na cidade de Vacaria. Vale lembrar que a maior quantidade de vagas aqui disponibilizadas é para este tipo de serviço”, conta.

“As redes sociais dificultam o trabalho do Sine”

O coordenador do Sine também destacou o uso das redes sociais para buscar emprego: “Um problema que notamos é a divulgação de vagas nas redes sociais. Os empresários têm mais comodidade na hora de disponibilizar vagas nas redes, no momento em que é divulgado pela própria rede social é possível avalizar o candidato que demonstrou interesse, por conta disso acaba gerando uma diminuição de vagas ofertadas pelo Sine. Por isso temos o projeto Sine na Escola, que proporciona aos alunos uma consultoria para construção de um currículo, como se portar em uma entrevista entre outras atividades”, destacou.

O futuro deve ser próspero

Durante a conversa, o coordenador destacou a esperança de redução do percentual de desempregados através da abertura do Complexo Termal Amsterland e dos Free-Shops no lado brasileiro: “Acreditamos que os futuros investimentos trarão várias vagas para o solo santanense, o nosso fluxo diário é de aproximadamente 50 pessoas/dia, e nosso sistema pode ser acessado de casa para conferir as vagas ofertadas”.

Qualificação é necessária

Qualificação cada vez mais é necessária. O Sine disponibilizava cursos profissionalizantes através do Pronatec, cursos gratuitos que há três anos não vêm sendo ministrados: “Conseguimos notar a falta de capacitação em várias áreas, possuímos várias vagas onde é necessário um nível a mais de conhecimento em área especifica, por exemplo, tínhamos vaga para mecânico e levamos cerca de três meses para conseguirmos ocupá-las. Então, até vale lembrar a todos que a mão de obra qualificada é de extrema importância, o trabalhador que puder se qualificar o quanto antes se qualifique”.

“A repetição de erros e estratégias não vai nos levar a caminhos diferentes”, afirma Lorenzoni na Federasul

No Tá na Mesa – reunião almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – desta quarta-feira (17), a pauta foi Impostos e seus Impactos sobre a Renda dos Gaúchos. Aberto pelo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, o evento teve na sequência a participação do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Paparico Bacci, e dos deputados Rodrigo