sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Estado – Agricultura promove capacitação de prefeituras para o sistema do PAA

Coordenadores municipais de todo o Estado estão convidados a participar da capacitação gratuita sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. O objetivo é estabelecer etapas para a operacionalização do Sistema de informações do PAA (SISPAA).

O curso é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e vai ocorrer na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, nesta sexta-feira (12/7), nos períodos da manhã e tarde.

O PAA modalidade Compra com Doação Simultânea – Termo de Adesão compreende a aquisição de alimentos diversos diretamente de agricultores familiares individuais e doação simultânea às entidades da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de alimentação e nutrição, à rede pública e filantrópica de ensino. O objetivo é atender às demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

SERVIÇO
Data: 12 de julho, sexta
Horário: das 9h às 12h e das 13h30min às 15h30min
Inscrições: gratuitas, no local do evento
Local: Famurs, na rua Marcílio Dias, 574, em Porto Alegre

PROGRAMAÇÃO

9h – credenciamento
9h30 – abertura oficial

– Werno Müller, superintendente da Famurs
– Covatti Filho, secretário da Seapdr
– Iberê Orsi, diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania
– Neusa Kempfer, secretária especial adjunta do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania

10h/10h45 – PAA termo de adesão – perspectivas do gestor federal, com Iberê Orsi
10h45/12h – operacionalização estadual do PAA – termo de adesão no RS
13h30/15h30 – operacionalização do PAA – SISPAA

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos