sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Estado e Santa Casa de Alegrete inauguram o Ambulatório de Gestante de Alto Risco

 

A Santa Casa de Caridade de Alegrete e a Secretaria da Saúde (SES) inauguraram, na tarde desta segunda-feira (8/7), o Ambulatório de Gestante de Alto Risco. O espaço vai beneficiar com cobertura assistencial 700 grávidas por ano, das 11 cidades da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A instalação do ambulatório foi uma demanda pactuada por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

“As gestantes que precisarem um atendimento especializado por alguma situação de agravo à saúde terão aqui o suporte necessário já a partir de julho”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na inauguração. Também estava presente no evento uma equipe de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

O Estado repassará ao hospital R$ 34 mil mensais para manter o ambulatório, onde as gestantes terão atendimento de uma equipe multiprofissional formada por obstetras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. O ambulatório fará parte da linha de cuidado materno-infantil que se inicia na Atenção Básica, nos postos de saúde, proposta pela Planificação de Atenção à Saúde. O local oferecerá atendimento todos os dias da semana.

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos