qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Grêmio começa semana com dúvidas antes de duelo contra o Bahia

Ataque é um ponto de interrogação para o técnico Renato Portaluppi

O Grêmio inicia a semana de quartas de final da Copa do Brasil com indefinições quanto ao time que iniciará o confronto com o Bahia, quarta-feira, na Arena, no jogo de ida. A intertemporada realizada durante a pausa para a Copa América deixou alguns pontos de interrogação na equipe. O técnico Renato Portaluppi aproveitou o período de treinamentos e os jogos-treino para realizar testes.

A principal dúvida no momento está no ataque. Com a aposta de que Luan poderá recuperar seu melhor futebol, o treinador utilizou o jogador como um “falso 9” por diversas vezes. Essa forma de jogar foi bem sucedida em 2016, quando o Tricolor venceu a Copa do Brasil e encerrou o jejum de 15 anos sem títulos.

Luan também atua como armador, o que faz dele um atleta versátil, que pode brigar por posição em locais diferentes do campo. Os concorrentes como homem mais adiantado do ataque são André e Felipe Vizeu. No sábado, em jogo-treino dos reservas contra a equipe do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, ambos marcaram três gols cada na goleada por 7 a 1.

A escassez de gols de André e Vizeu no primeiro semestre, no entanto, pesa contra os dois. No meio-campo, Luan teria a concorrência de Jean Pyerre, um dos jogadores mais regulares até aqui na temporada e único meia clássico no elenco. Renato ainda sabe se contará com Everton na quarta-feira. Após defender a Seleção Brasileira na Copa América, inclusive marcando gol na final diante do Peru, o atacante terá uma conversa com a comissão técnica e a diretoria para avaliar se joga ou recebe uma folga.

Matheus Henrique e Maicon serão os volantes, já que Michel foi submetido a uma artroscopia no joelho e não tem uma data definida para retornar. Outra dúvida está no meio-campo. Diego Tardelli iniciou os jogos-treino contra São José e Criciúma como um meia armador, centralizado, na posição de Jean Pyerre. Os dois devem brigar pela condição de ser o principal criador de jogadas da equipe. Depois de vencer o time do Sindicato dos Atletas no sábado, o grupo de jogadores ganhou uma folga no domingo. Os trabalhos serão retomados hoje no CT Luiz Carvalho.