sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Contrato prevê 10 mil novas tornozeleiras para monitoramento eletrônico de presos

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) informa que, desde o início deste mês de junho, está implantando novo equipamento de monitoramento eletrônico. Inicialmente, na região de Santa Cruz do Sul.Cerca de 500 dispositivos estão sendo instalados. Na próxima semana, Pelotas receberá outros 500.

Devido à crise de falta de vagas para alocação das pessoas presas, o cronograma previsto foi antecipado e, até o fim de agosto, um lote de 5 mil novas tornozeleiras estará à disposição da Justiça, priorizando a Região Metropolitana, onde a demanda é maior. O contrato prevê um total de 10 mil unidades.

Mesmo os apenados que progrediram de regime e estão sem o equipamento não ficam sem controle. Todos têm de se apresentar periodicamente aos órgãos da segurança pública, sob pena de serem considerados foragidos e perderem o benefício concedido pela Justiça. Atualmente, no Rio Grande do Sul, cerca de 2,3 mil presos cumprem pena com tornozeleira.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos