sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Marte: sonda faz foto incrível de cratera aberta recentemente

Sabe aquelas obras de arte que mais parecem coisas de outro mundo? Pois é exatamente isso que temos aqui, literalmente! A Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), conseguiu identificar recentemente uma nova cratera em Marte, com um visual um tanto diferente daquele ao qual os astrônomos já estavam acostumados.

A nova cratera está situada em uma região chamada de Valles Marineris, próxima à linha do equador. Os astrônomos estimam que ela tenha se formado em algum período entre o mês de setembro de 2016 e fevereiro de 2019.

(Fonte:Slashgear)

Obra de arte marciana

Quem descreveu a cratera como uma “obra de arte” foi o próprio pessoal da Nasa, graças ao contraste causado entre a poeira vermelha do planeta e um material mais escuro. A imagem impressionante foi feita com a câmera HiRISE da agência, que estava em uma órbita a 255 quilômetros do local do registro.

O imagem chama atenção, pois já fazem treze anos que a MRO está de olho em Marte e, nesse período, nada encontrado pode ser comparado a isso, em termos de beleza.

A informação é de que a cratera em si tem entre 15 e 16 metros de largura, mas a rocha responsável pelo buraco tem algo em torno de 1,5 metros de largura.

A MRO já está bem acostumada a fazer descobertas no planeta vermelho. Dentre outras façanhas históricas, ela já identificou uma cratera dentro da Cratera Corinto, em 2018.

Alguns anos antes, em 2014, ela encontrou outra cratera com 30 metros de largura. E mais recentemente, trouxe a icônica imagem de relevo na superfície do planeta que mais parecia o logotipo de Frota Estelar do clássico Star Trek.

Além disso, a MRO merece todo o respeito da ciência. Ao ser lançada, em 2006, ela deveria concluir sua missão na órbita de Marte em um período de dois anos. Mas passados treze anos, ela continua oferecendo suas contribuições para os avanços científicos.

Fonte TecMundo

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos