sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Sobe para 12 o número de barra bravas impedidos de entrar no país pela PF no RS

Torcedores estão em lista do governo argentino envolvidos em atos de violência em estádios

Com a proibição da entrada de mais um argentino na manhã deste domingo (23), em Uruguaiana, subiu para 12 o número de barra bravas impedidos pela Polícia Federal (PF) de ingresso no Brasil.

Desde quinta-feira (20), a PF intensifica o controle nas cidades fronteiriças gaúchas. Em Uruguaiana, principal acesso utilizado pelos torcedores, são oito barrados. Em Santana do Livramento são três, e, um em São Borja. Os estrangeiros estão em lista de torcedores envolvidos em atos de violência em estádios, fornecida pelo governo argentino.

A realização da Copa América no Brasil, com disputas em Porto Alegre, já atraiu milhares de argentinos e uruguaios ao Estado. O último balanço da PF, responsável pelo controle migratório, indica que, entre a sexta-feira (21) e o começo da tarde de sábado (22), entraram 7.674 argentinos, incluindo 282 pelo aeroporto Salgado Filho, na Capital. Uruguaiana registra 4.183, seguida de São Borja (1.487), Santana do Livramento (647), Porto Mauá (646), Porto Xavier (332), Chuí (73), Jaguarão (23) e Aceguá (um).

Estimativas indicam a presença de 20 mil argentinos às 16h, na Arenado Grêmio, para  acompanhar o jogo contra o Catar, pelo Grupo Bda Copa América. A movimentação dos hermanos é intensa na cidade. No sábado, dezenas deles se concentravam em pontos de retiradas de ingressos. Nesta manhã, grupos circulavam no entorno do estádio Beira-Rio e nas imediações do Parque Marinha do Brasil.

Fonte gauchazh

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,